Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Mercados emergentes se aproximam de agosto com complacência

28/07/2020 - 15:35
Mercados
“Os mercados são complacentes com relação ao risco no momento”, disse Julian Rimmer, operador da Investec, em Londres (Imagem: Pixabay)

Alguns investidores talvez caminhem como sonâmbulos em um dos meses mais arriscados para mercados emergentes.

O índice de moedas de países em desenvolvimento do MSCI caiu em agosto em sete dos últimos dez anos, e a volatilidade subiu em oito desses anos em meio à menor liquidez devido às férias de verão de operadores.

Para moedas como o rand da África do Sul, lira da Turquia, rupia da Indonésia e rupia da Índia, agosto é historicamente o pior mês do ano, com base na queda média dos últimos cinco anos.

Este ano não será exceção, mesmo que a pandemia de coronavírus limite as viagens, de acordo com Investec Bank e Société Générale.

No entanto, a ansiedade dos investidores, medida pela volatilidade implícita para essas moedas, está no nível mais baixo desde pelo menos março, um sinal de que podem estar subestimando o risco de grandes oscilações de preços.

“Os mercados são complacentes com relação ao risco no momento”, disse Julian Rimmer, operador da Investec, em Londres.

“Isso é em grande parte uma função das políticas extremamente acomodativas dos bancos centrais no mundo todo, que têm subjugado a volatilidade.”

Traders e investidores não farão as malas para as férias de verão, mas muitos deles devem tirar folgas, disse Rimmer, levando à queda habitual da liquidez em agosto, que tende a exagerar os movimentos do mercado.

E existem muitos riscos, desde a crescente tensão entre EUA e China até o agravamento dos dados econômicos e novos surtos de vírus ao redor do mundo.

“Moedas dos mercados emergentes são sempre mais vulneráveis em agosto, porque os volumes são compreensivelmente mais baixos e, portanto, a falta de liquidez pode exagerar a volatilidade”, disse Rimmer. “Além disso, os governos estão invariavelmente em um estado de menor de preparo para emergências, novamente porque muitas pessoas estão fora.”

Para o SocGen, agosto é um mês “perigoso”, e investidores devem se proteger contra oscilações súbitas das moedas. O padrão de volatilidade crescente e desvalorização cambial aumentou nos últimos anos, de acordo com Jason Daw, estrategista em Cingapura.

Os investidores parecem confiar “que tendências positivas em ativos de risco podem persistir, que não há catalisador para uma disrupção e que baixos volumes de negociação significam que os mercados serão tediosos no próximo mês”, disse Daw. “Para moedas de mercados emergentes, essa tem sido a visão errada nos últimos dez anos.”

Isso significa que investidores devem estar vendidos em moedas de mercados emergentes e comprados em volatilidade ao entrar em agosto, disse Daw. O SocGen recomenda posições vendidas no rand sul-africano e no real, e apostas em opções de compra em dólar-lira e dólar-rand.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 28/07/2020 - 15:35