‘Mesmo com incerteza global, o corte de juros deve vir’, diz especialista da API Capital; veja destaques do Giro do Mercado
Hoje (5), os investidores seguem atentos à guerra no Oriente Médio e aos altos valores do petróleo. No Brasil, o foco são os novos desdobramentos do caso Banco Master.
No Giro do Mercado desta quarta-feira, a jornalista Paula Comassetto conversa com Guilherme Barbosa, especialista da API Capital, sobre os principais destaques que movimentam os mercados hoje.
“Existe muita inteligência envolvendo as decisões sobre os ataques. Então sempre que existe algum tipo de conflito, a primeira semana é muito pautada pelas notícias que aparecem constantemente, até mesmo na expectativa de que isso se resolva rapidamente”, apontou Barbosa.
“Ontem saiu uma notícia de que o Irã teria sinalizado uma trégua, o que fez com que as bolsas virassem para o positivo. Hoje, a narrativa é outra. Então é um mercado de alta volatilidade. Eu procuro me ater à negativa do Irã sobre um cessar-fogo e a um número massivo de voos saindo da região, o que indica uma preparação para algo mais longo”, explicou.
Além disso, o diretor de política monetária do Banco Central, Nilton David, afirmou hoje que a autoridade monetária deve agir com cautela diante do aumento das incertezas globais, especialmente após a escalada dos conflitos no Oriente Médio. Segundo ele, a postura do BC exige serenidade, mas isso não significa falta de ação.
“Ele (Nilton David) ainda trouxe a visão de que o cenário base é de um corte nos juros. Sabemos que uma redução agora tem um efeito muito mais psicológico do que prático na economia. Mesmo nesse cenário incerto, o corte deve vir”, afirmou o especialista da API Capital.
Assim, o foco da bolsa segue na divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2025 da Petrobras (PETR4), após o fechamento do mercado. A expectativa entre especialistas é de um trimestre mais fraco na comparação com o anterior, com recuo do Ebitda (métrica do mercado para avaliar a geração de caixa de uma empresa) e o anúncio dos dividendos.
Apesar da alta do petróleo, a petroleira esteve do lado negativo do Ibovespa nesta manhã.
No Brasil, o noticiário também gira em torno do caso Banco Master após a nova prisão de Daniel Vorcaro na Operação Compliance Zero, além dos dados da PNAD Contínua que mostraram taxa de desemprego de 5,4% no trimestre encerrado em janeiro.
*Com supervisão de Renan Sousa.