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Método de ensino japonês chegará em seis escolas públicas do Brasil

27/03/2019 - 15:27
Nova metodologia promete melhorar sistema de ensino das unidades de Francisco Morato (SP), Ponta Grossa (PR) e São Roque (SP) (Imagem: Divulgação/Fundação Lemann)

Seis escolas públicas do Brasil contarão com o método de ensino japonês até o fim deste ano, segundo proposta feita pela Fundação Lemann em parceria com o Instituto Canoa e a Tríade Educacional.

O método Pesquisa de Aula, ou Lesson Study em inglês, é feio em ciclos e capacita os professores para trabalhar de forma estruturada e colaborativa nas escolas, sempre buscando soluções para elevar a aprendizagem dos alunos.

A implantação dessa nova metodologia promete melhorar a educação nas áreas de matemática e ciências nas unidades de ensino de Francisco Morato (SP), Ponta Grossa (PR) e São Roque (SP).

Como funciona?

Um grupo de professores de uma mesma disciplina escolhe o que quer estudar e elabora um plano de aula, do qual seus integrantes passam a discutir sobre o desenvolvimento da ideia escolhida.

Depois, os educadores entram na fase de observação, que consiste em ver como que os alunos se comportam durante a aula.

Por fim, a etapa de troca de experiências, na qual o grupo compartilha todos os pontos observados e, caso necessário, sistematiza o conhecimento.

Semana de formação

Akihiko Takahashi, professor e especialista no método Pesquisa de Aula, foi convidado pela Fundação Lemann a participar da semana de formação, que tem início nesta quarta-feira (27), para mais de 40 professores das três redes públicas de ensino.

O processo conta com momentos expositivos, atividades práticas, planejamento e dinâmicas de reflexão.

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Última atualização por Gustavo Kahil - 27/03/2019 - 15:27

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