Internacional

México diz que pode ajudar Venezuela com oferta de combustível

15 jun 2020, 13:07 - atualizado em 15 jun 2020, 13:07
Venezuela
A Venezuela enfrenta escassez de gasolina depois de anos de má gestão da produção e infraestrutura de refino (Imagem: Leandra Felipe – Repórter da Agência Brasil/EBC)

O presidente mexicano Andrés Manuel Lopez Obrador disse que estaria disposto a vender gasolina para a Venezuela como um gesto humanitário, apesar das sanções dos EUA contra o país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Se eles pedissem e fosse uma necessidade humanitária, faríamos”, disse Lopez Obrador em resposta a pergunta, acrescentando que a Venezuela não pediu ajuda ao México no momento. “Ninguém tem o direito de oprimir os outros.”

A Venezuela enfrenta escassez de gasolina depois de anos de má gestão da produção e infraestrutura de refino. A venda de combustível para o país provavelmente resultaria em sanções pelo governo dos EUA, que impedem que outros países e empresas trabalhem com o governo de Nicolas Maduro.

A Venezuela recorreu recentemente ao Irã para ajudar a reparar refinarias e reabastecer os estoques de combustível à medida que a produção doméstica evaporava em meio às sanções.

Em resposta, o governo dos EUA está preparando sanções adicionais para até 50 navios-tanque de petróleo e combustível como parte de um esforço para interromper o comércio entre os dois países, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto o México é um grande exportador de petróleo, também depende de gasolina importada principalmente dos EUA para ajudar a atender seu consumo doméstico. As exportações de gasolina do país são insignificantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar