Internacional

México está cooperando com EUA para evitar “caos” na fronteira após fim de restrições, diz presidente

11 maio 2023, 14:20 - atualizado em 11 maio 2023, 14:20
México
As restrições, que têm impedido centenas de milhares de migrantes capturados na fronteira entre os EUA e o México de buscar asilo desde 2020, estão programadas para terminar na noite desta quinta-feira (Imagem: Presidência do México/Divulgação via REUTERS)

O México está cooperando com os Estados Unidos para evitar o caos ou a violência na fronteira entre os dois países à medida que as restrições norte-americanas relacionadas à Covid-19, conhecidas como Título 42, chegam ao fim, disse o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, nesta quinta-feira.

As restrições, que têm impedido centenas de milhares de migrantes capturados na fronteira entre os EUA e o México de buscar asilo desde 2020, estão programadas para terminar na noite desta quinta-feira, o que deve resultar em um aumento esperado no número de migrantes que chegam à fronteira.

López Obrador acrescentou que as autoridades estão trabalhando na região sudoeste para “proteger” os migrantes.

Em resposta a uma pergunta sobre as forças da Guarda Nacional enviadas à fronteira sul do México, em sua regular coletiva de imprensa, López Obrador disse que o México havia tomado a decisão de fazer isso e que a ação não havia sido acertada com o presidente norte-americano, Joe Biden.

López Obrador também incentivou Biden a trabalhar em acordos com Cuba, Venezuela e outros países para que seus cidadãos não precisem migrar. Ele há muito tempo defende mais investimentos dos EUA na região, especialmente na América Central.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.