Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Micro e pequenas empresas movimentam o mercado de trabalho em janeiro

04/03/2019 - 11:48
(Pixabay)

Os pequenos negócios, indo contra a trajetória de retração das médias e grandes empresas, concluíram janeiro com a geração de 60,7 mil empregos formais, segundo a análise feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Apenas para investidores: melhores small caps reveladas

Acompanhe o Money Times no Instagram!

O setor de Serviços foi o destaque do mês, tendo criado 40 mil novos postos de trabalho, dez vezes mais a quantidade gerada pelos médios e grandes negócios do mesmo segmento. Só as empresas do ramo imobiliário registraram 19,6 mil empregos, seguidas pelos serviços médicos e odontológicos, com 6,8 mil vagas, e pelos negócios do ramo de alimentação e bebidas, com 6,5 mil vagas.

A Indústria de Transformação também registrou um bom desempenho, tendo criado 29 mil postos de trabalho em janeiro, enquanto as médias e grandes empresas fecharam 33,6 mil.

João Henrique de Almeida Souza, presidente do Sebrae, explica por que que, apesar dos pequenos negócios terem ficado em janeiro 26,4% abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, o resultado traz otimismo ao mercado: “Os pequenos negócios continuam sendo a locomotiva que mantém a economia brasileira em movimento, em especial no que diz respeito à manutenção do nível de emprego”, ressalta.

São Paulo foi o estado com mais geração de emprego por parte das micro e pequenas empresas, registrando 15,8 mil empregos novos. Santa Catarina apresentou 10,9 mil. Mato Grosso, 10,4 mil.

Foram os pequenos negócios da região Sul, no entanto, que abriram mais vagas de trabalho no primeiro mês do ano, com 27,1 mil empregos, seguidos pela região Centro-Oeste, com 18,9 mil.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Vitória Fernandes - 04/03/2019 - 12:36

Cotações Crypto
Pela Web