Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Micro e pequenas empresas representam 82% do total de empregos gerados nos últimos nove meses

Diana Cheng
25/10/2018 - 18:15

Emprego

O levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), revelou que 85,8 mil postos de trabalho foram abertos em setembro, 37% a mais frente ao mesmo período do ano passado. Com isso, os pequenos negócios somam 82% (575 mil postos) das 704 mil novas vagas com carteira assinada nos últimos nove meses.

O aumento das vagas de trabalho nas micro e pequenas empresas superou o das empresas de médio e grande porte e e a Administração Pública, que geraram, respectivamente, 50,5 mil e 954 postos. Do total de empregos criados durante o mês de setembro no país, os pequenos negócios correspondem a 63%, sendo, portanto, maioria.

Os 575 mil empregos que as micro e pequenas empresas geraram entre janeiro e setembro de 2018 chega a ser quase cinco vezes maior que os números de postos criados pelas médias e grandes empresas. Os setores com maior destaque no mês de setembro foram o de serviços, com 46,6 mil postos apresentados, de comércio, gerando 24,3 mil empregos, e da Indústria de Transformação, produzindo 11,9 mil.

No acumulado até o mês anterior, as micro e pequenas empresas de serviços também lideram, gerando 339,5 mil vagas de trabalho, 59% do total de empregos voltados aos pequenos negócios. A Construção Civil chegou a criar 94,1 mil postos, e a expectativa para 45% dos empresários do setor, de acordo com a Sondagem Conjuntural da Sebrae, é de que a situação melhore nos próximos 12 meses.

“É inegável a força dos pequenos negócios para a geração de empregos no Brasil”, afirma Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae. “As pesquisas só confirmam, mês após mês, que o empresário de micro e pequena empresa deve ser prioridade das políticas públicas, porque somente por meio do fortalecimento do empreendedorismo o país terá chance de voltar a crescer”.

São Paulo está em primeiro lugar na geração de empregos por parte de micro e pequenas empresas. Foram criados 21,4 mil postos de trabalho em setembro. Na comparação entre regiões, o Sudeste lidera com 32,9 mil novas vagas, seguido pelo Nordeste, com 20,1 mil.

Leia mais sobre: , , ,

Última atualização por Diana Cheng - 25/10/2018 - 18:16

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web