BusinessTimes

Microfranquias crescem 8% em 2018 e são a aposta do setor, aponta ABF

27 fev 2019, 14:31 - atualizado em 27 fev 2019, 14:43

 

(Pixabay)

As microfranquias, modelos de negócio com valores de investimento inicial de até R$ 90 mil, registraram um crescimento de 8% em 2018, mostra um balanço da Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgado nesta quarta-feira (27). De 545 marcas em 2017, o número subiu para 589.

“Mesmo com um panorama econômico desfavorável, as microfranquias se mantiveram como uma opção interessante para empreender”, afirma Adriana Auriemo, diretora de relacionamento, microfranquias e novos formatos da ABF. “Do lado das franqueadoras, este modelo passou a ser uma estratégia para atrair candidatos com menos recursos e chegar a novos mercados e pontos comerciais”.

6 passos para aprender a investir

Segundo Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da associação, o crescimento das franquias vem por conta das próprias marcas atuantes no mercado, que passaram a desenvolver duas modalidades de negócios, as chamadas “redes mistas”.

Os três segmentos com maior número de redes de microfranquias puras são: Saúde, Beleza e Bem-Estar, com 96 marcas; Comunicação, Informática e Eletrônicos, com 87; e Serviços Educacionais, com 83.

Quanto às microfranquias mistas, o destaque vai para os segmentos Alimentação, com investimento em quiosques e carrinhos, e Serviços Educacionais, com investimentos direcionados a plataformas de ensino a distância e em domicílio.

A proporção, de acordo com o que os dados revelam, é que o número de redes mistas cresça e o de redes puras diminua. Em 2018, as mistas subiram de 75 marcas para 166, representando 28% do total, enquanto as puras retraíram de 470 para 423, com 72% do total.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.