AgroTimes

Milho transgênico: EUA ameaçam luta comercial com México por veto em importação

01 dez 2022, 9:21 - atualizado em 01 dez 2022, 9:21
O secretário de Agricultura dos EUA, Tom Vilsack, se reuniu com o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, no México, na segunda-feira (28), em um esforço para resolver a disputa (Imagem: Facebook/Andrés Manuel López Obrador)

Os Estados Unidos ameaçam iniciar uma disputa comercial com o México, caso os países não cheguem a um acordo sobre o comércio de milho geneticamente modificado, disse um alto funcionário do governo dos EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O México planeja proibir a importação de milho transgênico até 2024, acrescentando outro ponto crítico às tensões comerciais entre as duas nações. Mais de 90% do milho cultivado nos EUA é geneticamente modificado, de acordo com a National Corn Growers Association.

O secretário de Agricultura dos EUA, Tom Vilsack, se reuniu com o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, no México, na segunda-feira (28), em um esforço para resolver a disputa.

Em uma declaração posterior, Vilsack disse que se um acordo não for firmado, “o governo dos EUA seria forçado a considerar todas as opções, incluindo tomar medidas formais para fazer valer nossos direitos legais” sob o Acordo entre Estados Unidos, México e Canadá (USMCA, na sigla em inglês, antigo Nafta). Esse acordo, que entrou em vigor em 2020, foi concebido para garantir condições equitativas no comércio entre os três países e fornecer uma estrutura para a resolução de disputas.

López Obrador disse na terça-feira, 29, que o México mantém sua proibição do milho geneticamente modificado para consumo humano, mas que ofereceu estender o prazo do milho amarelo para ração animal em dois anos, enquanto seu conteúdo está sendo estudado. “Somos autossuficientes em milho branco e não vamos permitir a importação de milho amarelo para consumo humano”, afirmou. A proibição se aplica tanto ao milho amarelo quanto ao branco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O México importa grande parte de seu milho amarelo para alimentar o gado. Ambas as partes disseram esperar que os países consigam chegar a um acordo em comum.

O México foi o segundo maior mercado para as exportações de milho dos EUA em 2021, com gastos de US$ 4,7 bilhões, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Apenas a China supera o país, tendo comprado quase US$ 5,1 bilhões no ano passado.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Siga o Money Times no Linkedin!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fique bem informado, poste e interaja com o Money Times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar