BusinessTimes

Mineradora SAM e Huawei assinam memorando para aplicar 5G em projeto em MG

08 jul 2020, 22:44 - atualizado em 08 jul 2020, 22:45
A mineradora espera que a tecnologia 5G já esteja disponível em escala no Brasil quando o projeto estiver pronto para começar a produzir, em 2025 (Imagem: REUTERS/Aly Song)

A Sul Americana de Metais (SAM) e a empresa de telecomunicações chinesa Huawei assinaram nesta quarta-feira um memorando para o desenvolvimento de tecnologia de mineração não tripulada e aplicação efetiva de 5G na operação do Projeto Bloco 8, que prevê a extração e beneficiamento de minério de ferro no norte de Minas Gerais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jin Yongshi, CEO da SAM, unidade da chinesa Honbridge Holdings, disse em comunicado que a mineradora busca criar um projeto “extremamente seguro e uma das soluções é a mineração não tripulada, como operação autônoma ou remota”. Para isso, a tecnologia 5G seria essencial.

“Hoje já existem caminhões e máquinas de perfuração autônoma e alguns outros equipamentos necessários para a operação de mineração podem ser controlados remotamente. Porém, precisaremos integrar enormes caminhões autônomos e equipamentos de controle remoto em um sistema de rede. Será necessário que máquinas imensas se comuniquem com o centro de comando…”, disse ele.

A mineradora espera que a tecnologia 5G já esteja disponível em escala no Brasil quando o projeto estiver pronto para começar a produzir, em 2025.

Projetado para produzir 27,5 milhões de toneladas de minério por ano, com teor de 66,2% de ferro, o projeto espera receber licença de operação em cerca de cinco anos, disse o CEO da empresa à Reuters, em fevereiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desenvolvido no Estado que foi palco de desastres de mineração que mataram centenas de pessoas nos últimos anos, o projeto tem enfrentado obstáculos ambientais e legais.

Segundo Yongshi, a Huawei e a SAM combinarão suas capacidades tecnológicas para promover a inovação e o desenvolvimento abrangente na indústria de mineração no Brasil.

Para Sun Baocheng, CEO da Huawei no Brasil, o 5G capacita a produção mineral, mantém a força de trabalho segura e melhora a qualidade de vida das pessoas.

“Vamos incluir as operadoras nas negociações, a fim de contribuir para o aprimoramento da tecnologia e fornecer serviços de telecomunicações de melhor qualidade às comunidades locais, usando soluções de Tecnologias da Informação e Comunicação”, disse ele em nota, distribuída pela assessoria de imprensa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A declaração foi feita em meio a pressões do governo de Donald Trump para limitar o papel da Huawei no desenvolvimento da nova geração de rede de alta velocidade no Brasil, com o embaixador Todd Chapman citando disposição dos Estados Unidos em financiar a compra de equipamentos de outros fornecedores no Brasil.

O diretor de cibersegurança e soluções da Huawei no Brasil, Marcelo Motta, disse à Reuters esta semana que o país pode sofrer anos de atraso na implementação da rede 5G, elevando custos de serviços de telecomunicações ao clientes, se sucumbir à pressão dos EUA para barrar a companhia chinesa.

A maior fabricante de equipamentos de telecomunicações do mundo conduziu com sucesso testes de 5G com as principais operadoras no Brasil – Telefônica Brasil (VIVT4); TIM Participações (TIMP3); Claro, do grupo América Móvil; e Oi (OIBR3; OIBR4) – e vem ajudando-as a modernizar a infraestrutura antes do tão aguardado leilão de espectro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar