Commodities

Minério de ferro registra ganhos de 1,16% na primeira sessão de dezembro

02 dez 2019, 8:38 - atualizado em 02 dez 2019, 8:38
Navio é carregado com minério de ferro para exportação em São Luís (MA)
Minério de ferro em alta nesta segunda-feira na bolsa de Dalian (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

Por Investing.com

A jornada que abriu o mês de dezembro foi mais uma vez marcada por uma importante valorização nos contratos futuros do minério de ferro, que são transacionados na bolsa de mercadorias de Dalian, na China.

O ativo com o maior volume de negócios, com data de entrega para janeiro do próximo ano, somou 1,16% a 653,00 iuanes por tonelada, o que representa variação de 7,50 iuanes em relação ao valor de liquidação anterior, de 645,50 iuanes/t.

No caso do vergalhão de aço, a segunda-feira foi também de ganhos nos principais papéis futuros do produto, que é negociado na bolsa de mercadorias da também chinesa cidade de Xangai.

O contrato de maior liquidez, com vencimento para janeiro de 2020, teve alta de 16 iuanes para 3.634 iuanes por tonelada, com o de maio, segundo mais líquido, ganhou 5 iuanes para 3.429 iuanes por tonelada.

A atividade industrial da China expandiu inesperadamente em novembro no ritmo mais rápido em quase três anos, com sólidos aumentos da produção e das novas encomendas, mostrou nesta segunda-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do Caixin/Markit.

Mas a confiança empresarial caiu e as empresas mostraram-se relutantes em reabastecer seus estoques, preocupadas com as incertezas para a demanda e a prolongada guerra comercial entre Estados Unidos e China.

O PMi do Caixin/Markit subiu a 51,8 em novembro de 51,7 no mês anterior, marcando a expansão mais rápida desde dezembro de 2016, quando ficou em 51,9.

A marca de 50 separa crescimento de contração. Economistas consultados pela Reuters esperavam queda a 51,4.

O PMI oficial da China divulgado no sábado também surpreendeu, voltando a crescer pela primeira vez em sete meses uma vez que a demanda doméstica acelerou em resposta a medidas de estímulos

investing@moneytimes.com.br