Minério de ferro

Minério de ferro sobe com melhora da demanda por aço

07 mar 2023, 9:19 - atualizado em 07 mar 2023, 9:19
Minério de Ferro
Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência em abril era negociado a 126,7 dólares a tonelada (Imagem: REUTERS/Melanie Burton/File Photo)

Os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura subiram nesta terça-feira, com o clima mais quente aumentando as expectativas de uma recuperação na demanda por aço e o mercado se concentrando na melhora dos fundamentos do consumo.

O contrato de minério de ferro de maio mais negociado na Dalian Commodity Exchange (DCE) da China encerrou as negociações diurnas com alta de 1,34%, a 909,5 iuanes (131,09 dólares) a tonelada, após uma queda de 2,13% na segunda-feira.

Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência em abril era negociado a 126,7 dólares a tonelada, um aumento de 1,93%.

“O aumento nos preços (do minério de ferro) é impulsionado principalmente pela expectativa de recuperação contínua da demanda downstream (aço)”, disse Pei Hao, analista sênior da corretora internacional FIS.

O mercado estava sob pressão devido às preocupações de que as autoridades pudessem tomar medidas para conter o aumento dos preços após uma reunião do governo na sexta-feira.

“Agora, parece que os fundamentos começaram a desempenhar um papel dominante novamente”, disse Pei.

A taxa média de utilização da capacidade de concreto e os volumes de transações de produtos de aço para construção aumentaram recentemente, indicando uma recuperação nos setores downstream de consumo de aço, disse a Everbright Futures em nota.

A China provavelmente produziu cerca de 2,69 milhões de toneladas de aço bruto por dia de 21 a 28 de fevereiro, um aumento de 5,16% em relação ao período anterior de 10 dias, disse a Associação de Ferro e Aço da China (CISA) em seu site oficial na segunda-feira.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.