Mercados Futuros

Minério de ferro sobe em Dalian com expectativas de apoio da China

16 ago 2023, 9:45 - atualizado em 16 ago 2023, 9:45
Minério de ferro
Minério de ferro deve oscilar nesta semana.(Imagem: Reuters/David Gray)

Os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian subiram nesta quarta-feira (16), a caminho da quinta sessão consecutiva de ganhos, com um corte inesperado na taxa básica de juros do banco central da China.

Os preços do minério de ferro em Cingapura, no entanto, caíram, à medida que os preços das novas residências na China recuaram pela primeira vez este ano em julho, somando-se a um clima de negociações cautelosas após uma série de dados pessimistas da China, maior produtor mundial de aço e consumidor de metais.

O minério de ferro mais negociado para janeiro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações do dia com alta de 0,8%, a 738,50 iuanes (US$ 101,23) por tonelada.

Na Bolsa de Cingapura, o contrato de setembro de referência do ingrediente siderúrgico caiu 0,3%, para US$ 100,65 por tonelada.

“A fraqueza contínua no setor imobiliário continua sendo um vento contrário para o mercado de aço e minério de ferro. No entanto, o corte do PBOC nas taxas de empréstimos de um ano em 15 pontos-base para 2,5% aumentou alguma esperança de estabilização no mercado imobiliário”, disseram estrategistas de commodities do ANZ em nota.

Os dados pouco inspiradores dos preços das novas residências na China espelharam a fraqueza do setor imobiliário local em apuros, situação que os analistas esperam que persista e arraste o crescimento econômico, aumentando a pressão para que Pequim promova medidas de apoio mais ousadas para sustentar a atividade.

A implementação gradual da política chinesa de mais um ano de controle da produção de aço bruto também pode reduzir os preços do minério de ferro e de outros ingredientes siderúrgicos.

*Com informações da Reuters

Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.