Commodities

Minério de ferro sobe 2,4% e toca máximas com demanda chinesa no radar

10 fev 2021, 8:23 - atualizado em 10 fev 2021, 8:32
Na bolsa de Cingapura, o minério de ferro para março subiu 1,5%, para 160,95 dólares por tonelada (Imagem: Pixabay)

Os futuros do minério de ferro na China saltaram para o maior nível em três semanas nesta quarta-feira, caminhando para fechar a semana com alta de mais de 5%, após um impulso por expectativas de melhora na demanda pelo material usado na fabricação do aço após o feriado de Ano Novo Lunar na China.

Maior produtora de aço do mundo, a China, que abriga também os mercados futuros mais líquidos para o minério de ferro, entrará a partir de quinta-feira no feriado, com duração de uma semana.

O contrato do minério de ferro para entrega em maio na bolsa de commodities de Dalian subiu 2,4%, para 1.071,50 yuanes (166,43 dólares) por tonelada, após tocar 1.072 yuanes mais cedo, marcando a quinta sessão de altas e tocando o maior nível desde 22 de janeiro.

Na bolsa de Cingapura, o minério de ferro para março subiu 1,5%, para 160,95 dólares por tonelada.

Expectativas de que a oferta global siga apertada também apoiaram os preços, apesar de projeções de uma maior produção da brasileira Vale (VALE3).

“Os aumentos de oferta dos grandes fornecedores de baixo custo estará restrito de novo”, disse o economista Justin Smirk, do Westpac Group na Austrália, que projeta um déficit de cerca de 27 milhões de toneladas no mercado neste ano.

A produção das mineradoras australianas deve crescer apenas marginalmente, o que fará com que a Vale seja crucial para a recuperação da oferta em geral, acrescentou ele.

A Westpac espera que a produção global de aço cresça em torno de 5% neste ano, com alta de 2% na China. Ela projeta avanço de 4% nas importações chinesas de minério de ferro, após alta de 12% neste ano.

No aço, o vergalhão na bolsa de Xangai avançou 0,8%.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.