Mercados

Ministro das Finanças alerta para movimentos especulativos por trás do rápido enfraquecimento do iene

15 jul 2022, 9:34 - atualizado em 15 jul 2022, 9:34
Ministro das Finanças do Japão, Shunichi Suzuki
É improvável que o Japão obtenha apoio dos Estados Unidos para qualquer ação conjunta para enfraquecer o dólar (Imagem: REUTERS/Issei Kato)

O ministro das Finanças do Japão, Shunichi Suzuki, alertou nesta sexta-feira para “movimentos especulativos” por trás do enfraquecimento rápido do iene, usando as palavras mais forte até agora em meio a novas mínimas de 24 anos da moeda japonesa.

“Estou preocupado com o recente enfraquecimento do iene”, disse Suzuki a repórteres, acrescentando que o governo vai manter contato com o Banco do Japão enquanto observa os movimentos cambiais.

“Tomaremos a resposta apropriada se necessário, enquanto nos esforçamos para nos comunicar de perto com as autoridades monetárias de outros países”, disse Suzuki, sinalizando sua prontidão em intervir para conter a fraqueza do iene.

No entanto, é improvável que o Japão obtenha apoio dos Estados Unidos para qualquer ação conjunta para enfraquecer o dólar, no momento em que o Federal Reserve está aumenta os juros para combater a inflação.

Por outro lado, o Banco do Japão deve continuar com o afrouxamento monetário para sustentar a economia frágil, fazendo com que os diferenciais de juros enfraqueçam o iene.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.