Do Brasil para o mundo

Mora ou quer morar em Portugal? País oferece oportunidades de viagens low cost em países da Europa; entenda

22 maio 2024, 12:20 - atualizado em 22 maio 2024, 12:21
Portugal, Brasileiros, Imigrantes, Turismo
Oportunidades em Portugal vão além do âmbito profissional, com viagens aos países da Eurásia em voos low-cost (Imagem: Pixabay/Canva)

Para os brasileiros que moram em Portugal, a lista de vantagens é longa. A dica da vez, é a oportunidade da proximidade geográfica entre os países da Eurásia, na qual possibilita a realização de viagens frequentes — por meio de uma ampla rede de transporte acessível economicamente.

De acordo com Patricia Valentim, administradora de empresas com MBA em marketing e diretora-executiva da CV Assessoria Internacional, empresa especializada em imigração, nacionalidade e negócios internacionais, estar em Portugal especificamente traz oportunidades únicas proporcionadas pela localização estratégica do país.

“A vida na Europa oferece um acesso sem precedentes a uma diversidade cultural e histórica. Com tantas opções de transporte low cost, os moradores aproveitam a oportunidade para expandir seus horizontes de uma maneira que seria impensável em outros contextos”, pondera.

As ‘pérolas escondidas’ de Portugal

Dentro do país ‘queridinho’ pelos brasileiros, as viagens low cost não se limitam somente às famosas cidades de Lisboa e Porto. Évora e Coimbra, por exemplo, apesar de menos turística, promove uma experiência mais autêntica.

“O estilo de vida europeu, com sua rica oferta cultural e infraestrutura de transporte eficiente, é ideal para quem busca uma experiência internacional dinâmica”, diz.

  • Por onde começar a trabalhar no mundo das finanças? O que é preciso? Quais são as certificações? Tiago Feitosa, especialista em carreira no mercado financeiro e fundador da T2 Educação, responde essas perguntas em conversa exclusiva. Assista aqui:

 

Em Lisboa, por exemplo, foram controlados 672 mil voos em 2023 — representando um aumento de 11,4% em relação a 2022.

Para a especialista, o país tem sido uma conexão interessante, de forma geral, oferecendo além do turismo, uma vantagem geográfica a um baixo custo.

E a tão sonhada cidadania? Se tornou mais fácil para brasileiros

A tão aguardada alteração ao artigo 15º da Lei da Nacionalidade foi aprovada pelo Parlamento de Portugal em abril. Trata-se de uma modificação em como é contabilizado o prazo de residência para efeito da solicitação.

Agora, brasileiros e estrangeiros não precisam mais esperar pelo prazo entre a solicitação da residência e a obtenção da mesma.

Sendo assim, aqueles que moram no país há pelo menos cinco anos e ainda não tinham o tempo necessário para receber a autorização serão beneficiados.

No entanto, é importante ressaltar que o período de residência legal exigido, que é de cinco anos, não foi alterado.

Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.