Futebol

Morre Pelé, o maior jogador de todos os tempos

29 dez 2022, 16:00 - atualizado em 29 dez 2022, 18:17
Pelé
Pelé ganhou a Copa do Mundo em 1958, 1962 e 1970 e ganhou vários títulos, incluindo a Libertadores, com o Santos (Imagem: REUTERS/Christian Hartmann)

Morreu nesta quinta-feira (29) Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, aos 82 anos de idade. Considerando o maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé estava internado desde o fim de novembro no hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP), onde tratava de um câncer no cólon.

O atleta fez uma cirurgia para retirada de um tumor no local no ano passado e desde então fazia tratamento  quimioterápico para combater a doença.

No início deste mês, a equipe médica relatou que o câncer havia progredido e Pelé ficaria em cuidados paliativos. Ele deixa esposa e seis filhos.

De Minas para o mundo

“Sou do mundo, sou Minas Gerais“. Como canta Milton Nascimento na canção “Para Lennon e McCartney”, Pelé é conhecido mundialmente, mas nasceu em Três Corações, no sul mineiro, em 23 de outubro de 1940.

Veja alguns lances de Pelé

Revelado pelo Santos, Pelé disputou quatro Copas do Mundo, entre 1958 e 1970, na qual foi tricampeão. Com o time paulista, foi campeão estadual, brasileiro, bicampeão da Libertadores da América e do mundial de clubes. Considerado o rei do futebol, ele jogou também no New York Cosmos, time dos Estados Unidos.

Pelé
No início deste mês, a equipe médica relatou que o câncer havia progredido e Pelé ficaria em cuidados paliativos (Imagem: REUTERS/Gonzalo Fuentes)

O ex-jogador levantou 45 taças vestindo a camisa do clube paulista. Com 18 anos de história pelo Peixe, Pelé marcou 1.091 gols em 1.116 jogos.

O melhor de todos os tempos

Em 2000, Pelé foi eleito jogador do século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) e foi um dos dois vencedores conjuntos do prêmio Melhor Jogador do Século da Fifa.

Nesse mesmo ano, ele foi eleito Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional. De acordo com a IFFHS, Pelé é o segundo maior goleador da história do futebol em jogos oficiais.

Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.