Saúde

Mortes por Covid-19 superam 5 milhões, enquanto variante Delta se espalha

02 out 2021, 15:57 - atualizado em 02 out 2021, 15:57
Familiares de vítima da Covid-19 oram em cerimônia antes de enterro na Malásia.
(Imagem: REUTERS/ Lim Huey Teng)

As mortes em todo o mundo ligadas à Covid-19 superaram 5 milhões na sexta-feira (01), segundo uma contagem da Reuters, com pessoas não vacinadas particularmente expostas à cepa Delta.

Mais da metade das mortes relatadas na média de sete dias ocorreram nos Estados Unidos, Rússia, Brasil, México e Índia.

Após demorar pouco mais de um ano para o número de mortos do Covid-19 atingir 2,5 milhões, o número duplicou em menos de oito meses, de acordo com uma análise da Reuters.

Uma média de 8 mil mortes foram relatadas diariamente no mundo na última semana, ou cerca de cinco mortes por minuto. Mas a taxa global de mortalidade vem diminuindo nas últimas semanas.

Mais da metade do mundo ainda não recebeu pelo menos uma dose da vacina Covid-19, de acordo com o Our World in Data.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta semana que seu programa de distribuição Covax pela primeira vez distribuirá vacinas apenas para países com níveis mais baixos de cobertura.

Desinformação e vacinas

Os EUA, que lutam contra desinformação sobre as vacinas que fez cerca de um terço da população evitar a imunização, superou 700 mil mortes na sexta-feira, o maior no mundo.

A Rússia relatou 887 mortes por coronavírus na sexta-feira, o maior número diário desde o início da pandemia e o quarto dia seguido de recordes. Apenas 33% da população elegível da Rússia recebeu a primeira dose de vacina.

Como região, a América do Sul tem o maior número de mortes no mundo, respondendo por 21% do total, seguida pela América do Norte e Europa Oriental, contribuindo com mais de 14% de todas as mortes cada, de acordo com a análise da Reuters.

A variante Delta é agora a cepa dominante no mundo e foi relatada em 187 dos 194 países à Organização Mundial de Saúde.

reuters@moneytimes.com.br