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MRS, ANTT e governo assinam renovação de concessão da ferrovia por mais 30 anos

29 jul 2022, 14:59 - atualizado em 29 jul 2022, 15:35
Ferrovias
A malha ferroviária de 1,6 mil quilômetros atravessa os Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

A MRS Logística assinou nesta sexta-feira, 29, com Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e governo federal a renovação antecipada por mais 30 anos do contrato de concessão da ferrovia operada pela empresa.

A malha ferroviária de 1,6 mil quilômetros atravessa os Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

De acordo com a MRS, quase 20% do que é exportado pelo Brasil e um terço de toda a carga transportada por trens no País passam pelos trilhos da companhia. Com a renovação, a empresa, que administra a concessão desde 1996, vai operar o ativo até 2056.

O aditivo foi assinado em cerimônia realizada em Juiz de Fora (MG), com a presença do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Jorge Oliveira, que relatou o processo de prorrogação na Corte.

Para assinar a renovação, a MRS aceitou desembolsar cerca de R$ 10 bilhões em investimentos. A ferrovia transporta cargas como contêineres, siderúrgicos, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro.

De acordo com a empresa, com a prorrogação haverá uma diversificação ainda maior das cargas transportadas pelo modal.

A partir da criação de quatro novos polos intermodais que interligarão a Região Sudeste, via ferrovia – Mooca, Lapa, Queimados e Igarapé -, a MRS planeja duplicar o volume de carga geral (produtos industrializados, construção civil, siderúrgicos, agrícolas, entre outros) e multiplicar por sete vezes o volume transportado em contêineres.

A empresa também precisará investir na construção de 270 obras distribuídas em 50 municípios, para mitigação de conflitos urbanos provocados pelo tráfego ferroviário. A renovação antecipada segue política de governo já adotada em outras ferrovias, como da Malha Paulista, operada pela Rumo.

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