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MRV (MRVE3) reconhece perda contábil de até US$ 144 milhões com ativos nos EUA, mas projeta geração de caixa de US$ 493 mi com desinvestimentos

11 jul 2025, 9:41 - atualizado em 11 jul 2025, 9:41
Oak Enclave, Resia, MRV
A MRV (MRVE3) anunciou nesta sexta-feira (11) uma nova etapa em seu plano estratégico para a Resia, sua subsidiária nos Estados Unidos. (Imagem: Divulgação/Resia)

A MRV (MRVE3) anunciou nesta sexta-feira (11) uma nova etapa em seu plano estratégico para a Resia, sua subsidiária nos Estados Unidos. A companhia definiu quais ativos serão desinvestidos e classificou esses imóveis como “disponíveis para venda”, iniciando também estudos para possíveis perdas contábeis (impairment).

Segundo a construtora, a redução no valor contábil da recuperabilidade desses ativos pode chegar a US$ 144 milhões. O impacto será refletido nas demonstrações financeiras do segundo trimestre de 2025, após avaliação da auditoria independente.

Apesar da baixa contábil, a MRV estima que a execução completa do plano de desinvestimento da Resia gerará US$ 493 milhões em caixa, com redução de US$ 365 milhões na dívida líquida. O restante, os US$ 128 milhões, será devolvido a investidores dos projetos.

Com isso, a empresa atualizou seu guidance para a geração de caixa da Resia, que antes era de US$ 270 milhões até o fim de 2025, para US$ 493 milhões até o final de 2026.

“A nova Resia está pronta pra entregar resultados crescentes e fortes daqui pra frente”, ressaltou Ricardo Paixão, CFO da companhia, durante uma call com investidores após a divulgação do fato relevante nesta sexta.

A “Nova Resia”

Desde o MRV Day, em abril deste ano, o grupo tem focado na reestruturação do modelo de atuação da Resia. A nova estratégia inclui a venda de US$ 800 milhões em ativos até o fim de 2026, sendo US$ 270 milhões já neste ano, com foco total em desalavancagem e geração de caixa. Segundo o CFO, o objetivo é cortar pela metade a dívida líquida da operação nos EUA.

“Vamos fazer a nova Resia com uma estrutura muito mais enxuta. Reduzimos o SG&A (custos com estrutura e vendas) de US$ 30 milhões para US$ 10 milhões por ano, limitamos a operação a dois projetos por ano e vamos vender mais da metade do landbank”, disse Paixão durante o MRV Day.

A nova Resia também muda a forma como financia seus projetos. Antes, a MRV aportava 30% de capital próprio em cada obra. Agora, esse percentual será reduzido para 10%, diminuindo a exposição financeira da empresa. Segundo o executivo, isso deve elevar a rentabilidade dos projetos, com a TIR subindo de 36% para 55%.

Antiga Resia Nova Resia
Modelo intensivo em capital próprio Estratégia asset light: menos equity da Resia nos projetos
Projetos consolidados no balanço Estrutura de financiamento não consolidada
Expansão rápida prejudicou a execução dos projetos Foco em poucos lançamentos com operação mais simples
G&A corporativo de US$ 30 milhões G&A reduzido para US$ 10 milhões
Problemas de crescimento e escala Produto padronizado e competitivo (ex: parede de concreto, off site)
Mercado com alta oferta e demanda Mercado com baixa oferta e demanda aquecida para os próximos anos

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Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
juliana.caveiro@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
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