MSCI mantém possibilidade de adicionar empresas de tesouraria de bitcoin (BTC) a seus índices
A provedora global de índices MSCI adiou uma decisão sobre alterar a forma como trata empresas com exposição significativa a ativos digitais, como as chamadas Bitcoin Treasuires Companies ou, mais amplamente, as Digital Asset Treasury Companies (DATCOs).
O questionamento gira em torno justamente da classificação dessas empresas envolvendo a volatilidade do balanço patrimonial para a inclusão e construção dos índices MSCI, alguns deles utilizados como referência internacional.
Os resultados da revisão de classificação para os índices foram publicados na última terça-feira (6).
O documento “confirmou a preocupação de investidores institucionais de que algumas DATCOs apresentam características semelhantes às de fundos de investimento, que não são elegíveis para inclusão” nos índices da MSCI, segundo o comunicado.
Entretanto, a decisão preserva, por ora, a elegibilidade dessas empresas de tesouraria e de infraestrutura de ativos digitais para os índices — mas deixa em aberto como elas poderão ser tratadas no futuro nos principais benchmarks globais de ações.
Revisão das DATCOs do MSCI
A MSCI também avaliou se essas companhias ainda se enquadram na definição de empresas operacionais para fins de indexação ou se, devido à sua exposição a ativos, se assemelham mais a veículos de investimento segundo as regras atuais dos índices.
“As DATCOs podem representar um subconjunto de um grupo mais amplo de entidades cujas atividades de negócios são predominantemente orientadas a investimentos, e não operacionais”, afirma o comunicado.
A MSCI informou que os resultados da consulta se aplicam à Revisão de Índices de fevereiro de 2026, confirmando que nenhuma mudança no tratamento das empresas de tesouraria de ativos digitais será implementada nesse ciclo.
Com isso, as DATCOs atualmente incluídas nos índices globais da MSCI permanecerão elegíveis durante a revisão, desde que continuem atendendo a todos os demais requisitos de inclusão.
A Strategy, que foi pioneira no modelo de empresas de tesouraria de ativos digitais, classificou a decisão como “um forte resultado para a indexação neutra e para a realidade econômica”.
As ações da MSTR subiram cerca de 6,9%, para US$ 168,7, no after-market, após o adiamento da decisão pela MSCI, segundo dados do Yahoo Finance.
No ano passado, Wall Street viu um aumento no número de empresas de capital aberto adotando estratégias de tesouraria em cripto, levantando capital próprio e dívida para acumular ativos digitais como reservas em seus balanços.