BusinessTimes

Mulheres são donas de 40% das micro e pequenas empresas, segundo pesquisa

23 mar 2022, 14:34 - atualizado em 24 mar 2022, 19:01
Mulher emprego negócios
Segundo a pesquisa, apenas 33,2% dos negócios foram fundados por mulheres (Imagem: Unsplash)

As mulheres são donas de 40% das micro e pequenas empresas, revela uma pesquisa divulgada pela vhsys nesta quarta-feira (23).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o levantamento, apenas 33,2% dos negócios foram fundados por mulheres, enquanto 66,8% foram fundadas por homens.

Os dados revelam que a região centro-oeste e nordeste são as que mais possuem mulheres como donas dos empreendimentos, com 44,3% e 42,6%, respectivamente.

Do outro lado, norte e sudeste são as regiões com o menor percentual, que está, respectivamente, em 35,8% e 37,5%.

Quando os respondentes foram questionados sobre o número de mulheres no quadro de colaboradores, 40,9% deles responderam que a presença feminina chega a até 10% na empresa e apenas 22,7% afirmaram que a presença delas ultrapassa a marca de 50%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Cerca de 27% dos entrevistados disseram que sua empresa possui até 10%  de mulheres em cargos de liderança, 16,1% que possuem até 50% delas no quadro de gestores e, somente 17,6% das respondentes disseram que há mais de 50% de mulheres entre seus gestores”, diz a pesquisa.

Empresas de comércio são as que mais possuem mulheres

Segundo a análise, o setor do comércio é o que possui mais mulheres proprietárias de empresas, com 45,5%, seguido da indústria com 32,6% e Serviços (31,9%).

“Também no setor de Comércio, 20,3% das empresas respondentes possuem mais de 50% de liderança feminina. Em Serviços, o percentual de negócios com mais de 50% de mulheres em cargos de gestão é de 15,1% e na Indústria é de 10,9%”, afirma a empresa.

O estudo foi realizado ao longo do mês de fevereiro e entrevistou cerca de 822 pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formado em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Julho de 2021. Bruno trabalhou no Money Times, como estagiário, entre janeiro de 2019 e abril de 2021. Depois passou a atuar como repórter I. Tem experiência com notícias sobre ações, investimentos, empresas, empreendedorismo, franquias e startups.
bruno.andrade@moneytimes.com.br
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Julho de 2021. Bruno trabalhou no Money Times, como estagiário, entre janeiro de 2019 e abril de 2021. Depois passou a atuar como repórter I. Tem experiência com notícias sobre ações, investimentos, empresas, empreendedorismo, franquias e startups.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar