Multiplan (MULT3) anuncia novas expansões no BarraShopping e BH Shopping
A Multiplan (MULT3) anunciou o lançamento de novas expansões em dois de seus principais empreendimentos: o BarraShopping, no Rio de Janeiro, e o BH Shopping, em Belo Horizonte.
Os projetos fazem parte da estratégia da companhia de fortalecer ativos já consolidados, transformando espaços subutilizados em novas oportunidades comerciais.
- CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente
De acordo com a Multiplan, a oitava expansão do BarraShopping representa “mais um passo na trajetória de evolução contínua do ativo”. O projeto prevê a adição de 4.000 m² de ABL (área bruta locável), divididos em duas fases.
A primeira fase contempla a ampliação de uma loja âncora do segmento de vestuário — presente no shopping desde a década de 1990 — com a adição de 2.000 m² de ABL. O investimento estimado é de R$ 35 milhões, com abertura prevista para o segundo semestre de 2026.
Ainda segundo a empresa, a nova área será construída sobre o atual estacionamento VIP, que será mantido e convertido em estacionamento coberto. O projeto inclui também uma fachada com identidade arquitetônica “mais contemporânea”, com o objetivo de aprimorar a experiência dos clientes.
A estrutura foi planejada para permitir uma segunda fase de expansão, com aproximadamente 2.000 m² adicionais de ABL, “reforçando o potencial de crescimento do empreendimento”, afirma a Multiplan. Em agosto de 2025, a companhia exerceu seu direito de primeira oferta e adquiriu uma participação adicional de 7,5% no BarraShopping.
BH Shopping
A empresa também anunciou a sexta expansão do BH Shopping, motivada, segundo ela, pela “forte e contínua demanda comercial do empreendimento”. O shopping encerrou o segundo trimestre de 2025 com taxa de ocupação de 98,7%, a terceira mais alta do portfólio da companhia.
A nova área adicionará 1.962 m² de ABL, o que representa um aumento de 4,1% sobre a área atual. O projeto inclui seis novas lojas satélite e a ampliação de uma loja âncora, com investimento de R$ 30 milhões e previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2026.
De acordo com a Multiplan, a expansão será viabilizada por meio da conversão de uma área de estacionamento coberta, com o objetivo de otimizar o espaço e reduzir custos de construção. O projeto também prevê a criação de um novo corredor integrado ao shopping, para melhorar o fluxo de visitantes.