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Multiplan (MULT3) avança após números recordes em 2022; é hora de comprar ações?

05 jan 2023, 11:27 - atualizado em 05 jan 2023, 15:51
Multiplan
Ações da Multiplan operam em alta após dados de vendas recordes no quarto trimestre e no consolidado de 2022, aponta prévia (Imagem: Divulgação/Multiplan)

As ações da Multiplan (MULT3) avançam no pregão desta quinta-feira (5) com o mercado financeiro reagindo positivamente aos resultados da administradora de shoppings no quarto trimestre e no consolidado de 2022, exibindo números recordes, segundo prévia operacional divulgada ontem.

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Por volta das 15h50 (de Brasília), os papéis tinham alta de 2,7%, perto de R$ 21, com bom volume de negócios.

A Multiplan registrou vendas totais de R$ 6,3 bilhões entre outubro e dezembro, montante recorde para o período, impulsionadas pela Black Friday, no fim de novembro, e pelo desempenho recorde de vendas na semana do Natal, em meio à alta no fluxo de veículos.

No consolidado de 2022, a administradora de shoppings também diz que as vendas de R$ 20 bilhões também foram recordes, com todos exibindo crescimento de dois dígitos.

“Isso reflete o bom momento do mercado e a resiliência do portfólio da empresa. Destacamos o desempenho do Shopping Vila Olímpia, que apresentou o maior crescimento no ano e o MorumbiShopping [ambos em São Paulo] com altas de mais de 50% nas vendas ante 2021″, comenta o analista de real estate da XP, Ygor Altero.

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É hora de comprar Multiplan? Analistas reiteram compra

Altero avalia que a empresa apresentou “mais um trimestre de excelente desempenho de vendas”. Portanto, ainda vê espaço para que a receita de locação continue crescendo significativamente no último trimestre de 2022. Os dados consolidados do trimestre e do ano serão divulgados em 9 de fevereiro.

O analista reforça que, após os resultados, a XP reitera a recomendação de compra das ações da Multiplan com preço-alvo de R$ 33, potencial de valorização de quase 62% em relação ao fechamento de ontem, a R$ 20,39.

Já o sócio-analista da Ajax Asset, Rafael Passos, diz que a casa está elevando as posições em shoppings, apesar da preferência pelas ações da Iguatemi (IGTI11).

Porém, chama a atenção para o indicador vendas mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês) da Multiplan, no qual os segmentos de alimentação e serviços devem seguir relevantes às operações da empresa. O indicador ficou 11,8% acima do registrado no mesmo período de 2021.

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“Considerando que há uma tendência mais forte com a volta dos cinemas e o retorno contínuo de funcionários aos escritórios, a companhia deve continuar se beneficiando da recuperação do setor de entretenimento e serviços. Além disso, ela foca em reduzir despesas, como observamos no terceiro trimestre”, avalia Passos.

O analista do Itaú BBA, Daniel Gasparate, destaca que MULT3 segue como ação favorita do setor, com recomendação de compra, pela preferência aos portfólios dominantes e com exposição aos altos rendimentos.

“Apesar dos números ainda saudáveis da Multiplan no ano passado, notamos que investidores vêm adotando uma postura mais cautelosa em relação ao segmento devido a preocupações com as perspectivas macroeconômicas e a volatilidade das taxas reais [de juros]”, pondera.

O BTG Pactual também ressalta o portfólio dominante da companhia com maior resiliência ao cenário econômico “difícil”, diz o analista Gustavo Cambrauva, acrescentando que espera-se que a Multiplan consiga repassar a alta da inflação para os aluguéis de lojistas, enquanto os custos de  ocupação devem permanecer em níveis saudáveis.

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O BTG também reitera a compra de ações em meio ao valuation atrativo da companhia.

Ritmo de cautela

Apesar dos resultados fortes, o analista da Empiricus, Caio Araujo, pondera que os resultados exibiram uma pequena desaceleração de crescimento, justificada pelas eleições, em outubro, e a Copa do Mundo, entre novembro e dezembro.

“Os dois eventos reduziram o fluxo nos shoppings no trimestre. Ainda assim, a companhia foi capaz de alcançar performance recorde no período”, observa.

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Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
flavya.pereira@moneytimes.com.br
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