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Na guerra do e-commerce, Casas Bahia (BHIA3) une força com o Mercado Livre (MELI34); veja como vai funcionar

23 out 2025, 8:02 - atualizado em 23 out 2025, 9:18
casas bahia
 A Casas Bahia (BHIA3) informou ao mercado que fechou parceria estratégia de longo prazo com o Mercado Livre (MELI34). (Imagem: Divulgação/Casas Bahia)

A Casas Bahia (BHIA3) informou ao mercado nesta quinta-feira (23) que fechou parceria estratégia de longo prazo com o Mercado Livre (MELI34). Detalhes sobre o acordo entre as companhias, incluindo valores, não foram informados.

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A partir de novembro, os produtos das categorias core (principais) da Casas Bahia — eletrodomésticos, eletrônicos e móveis — estarão disponíveis na plataforma do Mercado Livre, diz o comunicado.

“Essa aliança nos permitirá ganhar market share, alavancar nossa operação e otimizar o uso do nosso ecossistema, incluindo soluções logísticas, de crédito e serviços. Mais do que uma expansão de canal, trata-se de uma evolução no modelo de negócio do Grupo Casas Bahia”, afirma Renato Franklin, CEO do Grupo Casas Bahia.

Uma parceria semelhante já ocorreu anteriormente. Ano passado, o Magazine Luiza e a chinesa AliExpress lançaram uma parceria para a venda de produtos das empresas na plataforma da outra.

Guerra do e-commerce

Na guerra do e-commerce com cada vez mais iniciativas das gigantes do setor acirrando a concorrência, a parceria entre os nomes visa, no caso da Casas Bahia, expandir o alcance e atrair novos consumidores, enquanto o Mercado Livre consegue oferecer produtos de categorias que não são principais na plataforma — principalmente por questões logísticas.

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Em conversas com o Money Times, a Casas Bahia já chegou a afirmar que não estava no horizonte se tornar um Mercado Livre ou Amazon, no sentido de oferecer uma pluralidade de produtos imensa, mas sim se tornar o especialista em eletroeletrônicos e móveis, foco que direcionou o processo de reestruturação da companhia.

O Mercado Livre tem grande presença no marketplace (3P), enquanto a parceria atua muito na frente de venda direta (1P).

O início das vendas na parceria em novembro não é à toa, uma vez que se trata do período de Black Friday.

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Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas, com foco em varejo e setor aéreo.
lorena.matos@moneytimes.com.br
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