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Natura vê Boticário ganhar clientes e se mexe lentamente

04 jul 2018, 11:55 - atualizado em 04 jul 2018, 11:55

NAtura

A equipe de análise do Bradesco avalia que as ações da Natura (NATU3) não precificam o pessimismo e nem o otimismo. O banco voltou a avaliar os papéis da varejista com uma recomendação neutra e preço-alvo de R$ 37, o que corresponde a um potencial de valorização de aproximadamente 22,4%.

O analista Richard Cathcart considerou em sua avaliação o crescimento da produtividade das consultoras no Brasil e a rentabilidade da The Body Shop. Ele explica que as ações assumem um avanço de 4% na produtividade entre 2019 e 2021 e uma margem Ebitda para a TBS dentro do intervalo de 12% a 14% até 2022.

“A outra maneira de ver isso é, se descontarmos o nosso valuation para 2019 a valor presente, obteríamos o preço atual das ações. Portanto, as ações não estão refletindo nem um cenário pessimista e nem otimista”, pontua.

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Hábitos

O Bradesco destaca que um dos pontos que o levou a indicar a posição neutra nas ações é a incerteza em relação às operações da Natura Brasil. O relatório mostra que a perda de participação de mercado da empresa veio acompanhada de um ganho de 5 pontos percentuais para a concorrente Boticário desde 2010.

“Estimamos que metade desse aumento se deve a ganhos “subjacentes” de participação (o impacto de novas lojas, por exemplo), o que pode ser explicado por uma marca mais forte e por uma variedade de produtos, ou pelos consumidores que escolhem o Boticário como o canal que oferece mais conveniência e melhor experiência”, aponta Cathcart.

Segundo ele, é difícil argumentar que a marca ou produto da Natura é fundamentalmente mais fraco. “Acreditamos que a falta de exposição ao varejo está levando à perda de mindshare (abordagem e participação capaz de medir a forma como um cliente pensa em determinadas marcas ou produtos) e de participação no orçamento entre os consumidores”, diz.

A avaliação é de que a venda direta não está em um declínio terminal, mas que a exposição a outros canais é necessária para que a empresa atenda aos consumidores que querem fazer compras, onde e como quiserem. A Boticário possui uma rede de aproximadamente 4 mil lojas.

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
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