Pesquisas

Nível de felicidade do brasileiro é o menor em 12 anos; veja pesquisa

05 abr 2019, 14:41 - atualizado em 05 abr 2019, 14:41
A nota média fechou em 6,2 no ano de 2018, ficando abaixo do resultado de 2007, considerado o pior até então (Imagem: Pixabay)

A pesquisa “Como vai a vida?: Entendendo a economia da felicidade”, divulgado pelo Fundação Getulio Vargas Social (FGV Social) no dia 20 de março, revelou que o brasileiro está em seu menor nível de felicidade. Em 2018, a nota média fechou em 6,2 em uma escala de 0 a 10, ficando abaixo até mesmo do resultado de 2007, quando a nota bateu 6,3.

>>> Invista em Imóveis de Maneira Inteligente e Seja Dono dos Maiores Empreendimentos do Brasil [SAIBA COMO] <<<

De acordo com o levantamento, o nível de felicidade começou a registrar queda em 2013, ano em que ocorreram as manifestações de ruas no país.

Gênero e renda

O recuo da felicidade atingiu tanto os homens quanto as mulheres, mas os primeiros tiveram uma queda maior de 2013 para 2018, 1,1, enquanto o nível de felicidade das representantes do sexo feminino caiu 0,7.

Quanto à renda, a felicidade dos 20% mais pobres do Brasil caiu de 6,1 para 5,6 no período. Os 20% mais ricos também ficaram mais infelizes nos últimos cinco anos, embora a nota tenha recuado de 7,5 para 7.

Comparação global

O Brasil, que está em 37º lugar no ranking global, é um dos três países com a pior variação. De 2013-2014 para 2017-2018, a média de felicidade no país caiu 0,80, mais do que no Afeganistão, considerado dentre as 143 nacionalidades o país mais infeliz do mundo.

Apesar da pior nota da série histórica – que começa em 2006 – Marcelo Neri, diretor do FGV Social, diz que a posição do Brasil é boa se for comparada com o nível de renda e vê com otimismo uma mudança no cenário de infelicidade: “Por conta da baixa nota que o brasileiro deu à sua satisfação com a sua vida em 2018, talvez agora seja mais fácil dar um choque de confiança e sair dessa crise. A única vantagem de estar em uma situação de muita desconfiança é que você pode melhorar – se fizermos, claro, os ajustes necessários”.

Os três países com maior nível de felicidade do mundo são Finlândia, Noruega e Dinamarca, apresentando notas 7,8, 7,6 e 7,6, respectivamente.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.