Norueguesa Norsk Renewables busca comprador para usinas de geração distribuída no Brasil
A geradora de energia norueguesa Norsk Renewables iniciou um processo competitivo para vender um grupo de usinas de geração distribuída solar no Brasil, de acordo com um comunicado da Clean Energy Latin America (Cela), consultoria que está assessorando a transação.
O portfólio à venda é composto por nove usinas solares localizadas em Minas Gerais, totalizando 27,7 megawatts-pico (MWp) de capacidade instalada.
O valor esperado com a venda não foi informado.
Os ativos são controlados pela Nordic Impact Cooperation (NIC), uma plataforma de propriedade da Norsk Renewables junto com a Norfund, fundo de investimento da Noruega para países em desenvolvimento, e a Finnfund, financiadora de desenvolvimento e investidora de impacto da Finlândia.
Segundo a Cela, a alienação das usinas no Brasil é “seletiva” e tem como objetivo otimizar a alocação de capital e reforçar o foco estratégico da companhia em promover a descarbonização.
As usinas da Norsk Renewables possuem contratos de longo prazo com a Órigo, uma plataforma que trabalha com serviços de geração de energia compartilhada, conhecida popularmente como “energia solar por assinatura”. Oito usinas já estão em plena atividade, enquanto o nono ativo deverá iniciar operação comercial nos próximos meses.
Os ativos também estão enquadrados no modelo regulatório “GD1”, o mais atrativo para os investidores do segmento, já que confere benefícios tarifários relevantes até 2045.
“Os projetos contam com aproximadamente R$80 milhões em financiamento de longo prazo, resultando em uma estrutura de capital robusta e equilibrada. A transação prevê a venda de 100% da participação acionária no portfólio por parte dos atuais acionistas”, detalhou a Cela, em comunicado.