Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Nos EUA, fundo de hedge voltado para valor avança 73% em 2020

27/08/2020 - 18:59
Mercados ações investimentos
O Abdiel Capital investe em uma dúzia de ações que, em sua avaliação, são negociadas com desconto (Imagem: Unsplash/ Austin Distel)

Em um momento em que o investimento em valor foi jogado para escanteio, um pequeno fundo de hedge que se considera orientado para valor entrega desempenho superior ao apostar em um punhado de ações de empresas de tecnologia beneficiadas pela pandemia.

O Abdiel Capital registrou ganho de 73% nos primeiros sete meses do ano, de acordo com duas pessoas com conhecimento dos números. O Abdiel investe em uma dúzia de ações que, em sua avaliação, são negociadas com desconto. São principalmente empresas com valor de mercado inferior a US$ 10 bilhões, disseram as fontes.

Uma porta-voz de Abdiel não quis comentar.

O fundo com sede em Nova York sofreu apenas três anos de queda desde 2008 e o ganho anualizado desde sua criação chega a 20%, segundo elas.

Gestor de recursos institucionais e de executivos abastados, o Abdiel foi montado em 2006 por Colin Moran, que era sócio da Chieftain Capital Management, e Geoff Gentile, que trabalhou com crédito estruturado no Barclays Capital.

Embora cobre taxas compatíveis com fundos de hedge, o Abdiel não repete a prática desse segmento de vender ações a descoberto ou usar alavancagem. Seu desempenho coloca o fundo em pé de igualdade com gurus da escolha de ações como Chase Coleman, que produziu as melhores taxas de retorno concentrando apostas em setores específicos, incluindo tecnologia, enquanto os fundos de hedge tradicionais focados na venda de ações a descoberto têm penado.

binário teclado tecnologia
Com a disparada dessas ações, a empresa de software de infraestrutura Fastly e a desenvolvedora de soluções de software corporativo Appian se tornaram as duas maiores posições no que agora é uma carteira bastante concentrada em tecnologia (Imagem: Pixabay/PixxlTeufel)

No final do segundo trimestre, a carteira do Abdiel possuía 12 ações, de acordo com documentos submetidos à comissão de valores mobiliários dos EUA (SEC). Com a disparada dessas ações, a empresa de software de infraestrutura Fastly e a desenvolvedora de soluções de software corporativo Appian se tornaram as duas maiores posições no que agora é uma carteira bastante concentrada em tecnologia. A primeira quadruplicou este ano enquanto a segunda ação teve ganho de 48%.

Fora da tecnologia, uma participação importante do fundo é na Floor & Decor Holdings, varejista de materiais para reforma e acabamento que se beneficia à medida que mais pessoas aproveitam o tempo em casa e o home office para cuidar do lar. O papel avançou 45% neste ano.

Moran “pegou a disciplina e o conceito geral de valor, mas o definiu de uma forma diferente e mais sofisticada”, disse John Shapiro, cofundador da Chieftain.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Diana Cheng - 27/08/2020 - 18:59