Internacional

Nova York processa Hyundai e Kia por produção de veículos fáceis de roubar

07 jun 2023, 12:14 - atualizado em 07 jun 2023, 12:02
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A reclamação busca indenizações compensatórias e punitivas não especificadas (Imagem: REUTERS/Kim Hong-Ji)

A cidade de Nova York processou na terça-feira a Hyundai e a Kia, acusando as montadoras sul-coreanas de negligência e perturbação da ordem pública ao vender veículos muito fáceis de roubar.

Em uma queixa apresentada no tribunal federal de Manhattan, Nova York culpou a falha das montadoras de 2011 a 2022 em instalar dispositivos antifurto chamados imobilizadores na maioria de seus carros, tornando-os “quase únicos” entre os fabricantes de automóveis.

O município disse que o problema “abriu as comportas para roubo de veículos, onda de crimes, direção imprudente e danos públicos”, exaltados por vídeos do TikTok mostrando como roubar carros que não possuem ignição por botão e imobilizadores.

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A cidade disse que o número de Hyundais e Kias roubados dobrou no ano passado, seguido por uma “explosão virtual de roubos” nos primeiros quatro meses de 2023, com 977 roubos relatados, contra 148 no mesmo período em 2022.

Em contraste, os roubos de veículos BMW, Ford, Honda, Mercedes, Nissan e Toyota caíram este ano, disse.

A reclamação busca indenizações compensatórias e punitivas não especificadas.

A Hyundai disse em comunicado que tornou os imobilizadores padrão em todos os veículos em novembro de 2021 e tomou medidas, incluindo uma atualização de software para reduzir a ameaça de roubos.

A Kia também citou esforços anti-roubo e disse que está trabalhando com a polícia de Nova York para combater os roubos de carros. A empresa também chamou o processo da cidade de “sem mérito”.

Em fevereiro, as montadoras disseram que oferecerão atualizações de software para até 8,3 milhões de veículos norte-americanos que não possuem os imobilizadores.

No mês passado, a Hyundai e a Kia chegaram a um acordo de 200 milhões de dólares em uma ação coletiva de consumidores pelos roubos.

O caso abrangeu cerca de 9 milhões de proprietários de veículos nos Estados Unidos e incluiu até 145 milhões de dólares para cobrir perdas por veículos roubados, disseram os advogados dos proprietários.

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