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Novato, Nubank (NUBR33) supera Petrobras (PETR4) e Magalu (MGLU3) em ranking de marcas mais valiosas do Brasil

27 mar 2023, 19:34 - atualizado em 27 mar 2023, 19:34
Nubank
Nubank estreia em ranking das marcas brasileiras mais valiosas (Imagem: Nubank/Divulgação)

O Nubank (NU;NUBR33) superou a Petrobras (PETR3;PETR4) no ranking das marcas brasileiras mais valiosas, mostra levantamento feito pela Interbrand e divulgado nesta segunda-feira (27).

O roxinho estreou o estudo da consultoria na sétima posição, com valor de R$ 3,83 bilhões. Já a estatal, apesar do aumento de 7% no valor em relação ao levantamento de 2022, ocupa o oitavo lugar, com R$ 3,5 bilhões.

Segundo a consultoria, a missão do Nubank de “lutar contra a complexidade para empoderar pessoas diariamente é o que torna a marca uma das mais admiradas e fortes do país”.

“Se destaca pela confiança e pela afinidade que construiu com seus clientes desde a sua criação”, completa a Interbrand.

O Itaú (ITUB4) e o Bradesco (BBDC4) lideram as duas primeiras colocações. Os dois bancos viram seus valores subirem 9% e 4%, respectivamente, a R$ 44,3 bilhões e R$ 28,6 bilhões.

Outra instituição financeira que integra a lista é o Banco do Brasil (BBAS3). Em quinto lugar, a marca está valendo R$ 10,3 bilhões.

Skol e Brahma, da Ambev (ABEV3), estão logo atrás de Itaú e Bradesco, com R$ 18,8 bilhões e R$ 13,3 bilhões.

Magazine Luiza (MGLU3) está dentro do top 10 do ranking, com valor de marca de R$ 3 bilhões, enquanto a Lojas Renner (LREN3) apresentou o maior crescimento (+14%), a R$ 1,98 bilhão.

As 25 marcas mais valiosas do Brasil da edição 22/23 somam um valor total aproximado de R$ 153,5 bilhões, ante R$ 144,4 bilhões do levantamento passado.

“O resultado deste ano mostra que a rápida recuperação que ocorreu após a pandemia se consolidou ainda mais”, comenta a Interbrand, no relatório.

Marcas mais valiosas do Brasil 22-23 Interbrand
(Fonte: Interbrand)

Metodologia

A Provokers ficou responsável por realizar uma pesquisa quantitativa na qual foram entrevistadas 1.109 pessoas, considerando homens e mulheres de todo o Brasil acima de 15 anos de idade das classes A, B e C.

Em relação à metodologia de avaliação, a Interbrand analisou, entre outros pontos, a capacidade do negócio gerar valor financeiro acima das expectativas dos investidores; a influência da marca no processo de decisão do consumidor; a performance da marca; e o valor financeiro da marca para um determinado segmento.

Os critérios utilizados foram:

  • ser de origem brasileira;
  • ter informações financeiras públicas;
  • publicar resultados individuais das marcas;
  • gerar lucro econômico positivo; e
  • atingir índice final de força de marca igual ou maior que 50.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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