Novela do IOF vai parar no STF; Mercado reage mal a dados de emprego nos EUA e ataque hacker no Brasil

A crise entre o Governo Federal e o Congresso Nacional ganha contornos mais complexos a cada dia. Nesta quarta-feira (2), em entrevista à Rede Bahia, o presidente Lula confirmou que vai ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a derrubada do decreto que elevava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
No Giro do Mercado de hoje, o jornalista Kaype Abreu, editor do Money Times, recebeu Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, para comentar a crise institucional entre os poderes.
- LEIA MAIS: Itaú BBA, BB Investimentos, Safra, BTG Pactual e outros bancos selecionaram os ativos mais promissores para ter em carteira – veja quais são
“A crise do IOF não é causa de nova, ela é um sintoma de dois problemas brasileiros. O primeiro é o engessamento do orçamento público brasileiro, que é uma doença crônica que deriva da constituição de 1988”, disse Spiess.
A falta de força do governo é o segundo problema apontado pelo analista. Apesar do Congresso sinalizar apoio a reformas no discurso, os parlamentares tendem a também ampliar os gastos com a ausência de liderança por parte do executivo.
De acordo com Spiess, apesar do ambiente problemático em Brasília, os ativos de risco estão conseguindo performar, apoiados pelo ambiente externo. Vale ressaltar que o Ibovespa (IBOV) subiu mais de 15% no primeiro semestre do ano.
“A situação de crise em Brasília deve se aprofundar e dependendo de como for, podemos ver desdobramentos mais dramáticos para o mercado, diferente do primeiro semestre”, afirmou.
Além do contexto político, o mercado reage mal aos novos dados de emprego nos Estados Unidos, com o Relatório Nacional de Emprego da ADP. O país fechou cerca de 33 mil vagas em junho, número bem abaixo das expectativas de criação de 115 mil postos de trabalho.
Outra surpresa foi um ataque hacker a C&M Software, anunciado pelo Banco Central nesta quarta. A empresa oferece estrutura de tecnologia para instituições financeiras e até seis podem ter sido afetadas. Algumas publicações apontam para um prejuízo de R$ 1 bilhão.
Diante das incertezas, ações de bancos caem em bloco na bolsa brasileira. Do lado positivo, a alta do minério de ferro impulsiona as mineradoras. Por volta das 15h, o principal índice da B3 recuava 0,08%.
O programa ainda abordou detalhes do problema orçamentário enfrentado pelo governo brasileiro. Para acompanhar o Giro do Mercado na íntegra, acesse o canal do Money Times no YouTube.
- LEIA MAIS: Em quais ações vale a pena investir? Veja as recomendações do BTG Pactual como cortesia do Money Times