Carros

Novo Corolla aposenta cara de ‘tiozão’ para peitar Honda Civic Type R; confira preços

21 jul 2023, 15:21 - atualizado em 21 jul 2023, 15:21
Corolla Toyota carros
O GM Corolla é a aposta da Toyota para emparedar Type R

A Toyota aproveita o Festival Interlagos deste fim de semana para exibir aos público o GR Corolla, o hatch esportivo da fabricante japonesa que pretende rivalizar com o Honda Civic Type R.

A julgar pelas primeiras impressões da imprensa especializada sobre o modelo, a missão da Toyota já pode ser decretada um sucesso.

O GR Corolla representa um giro radical para a fama de “carro de tiozão” que as versões SUV e sedã conquistaram. O hatch é um esportivo puro sangue e tem como principal atributo o desempenho.

O que vem no pacote?

A versão Circuit, que corresponde 80% do primeiro lote importado para o Brasil, vem equipado com um motor 1.6 turbo tricilíndrico reconfigurado, que rende 304 cv de potência e 37,7 kgfm de torque.

Como manda o manual do bom esportivo, o carro conta com transmissão manual; a tração é nas quatro rodas.

Os para-lamas dianteiro e traseiro são mais largos do que a média dos hatchs, enquanto a grade frontal foi desenhada para otimizar a aerodinâmica do esportivo. O modelo, vale destacar, tem ainda entrada de ar no para-choque e saídas de ar no para-lama dianteiro e no capô.

De quebra, o GR Corolla tem rodas de 18 polegadas. Na traseira, o destaque principal é a tripla saída de escape.

Preços do novo Corolla e fila de compradoras

O primeiro lote do “melhor Corolla de todos os tempos” importado para o Brasil do Japão conta com 99 unidades. Cerca de 40 modelos já aportaram por aqui, enquanto o restante deve chegar em meados de 2024.

De acordo as projeções iniciais dos executivos da Toyota do Brasil, cerca de 300 unidades do hot hatch devem chegar ao país ao longo dos anos. São duas versões: o Circuit Edition, equipada com todas as características de um carro de corrida, e a normal, chamada de “Core”.

Assim como o rival Type R, que está saindo pela faixa dos R$ 421 mil, não deve haver ilusões sobre o preço para adquirir um exemplar do GR Corolla, que ganha toda a pompa de modelo premium.

O preço da versão Core ronda a faixa dos R$ 416 mil, enquanto a versão Circuit sai por R$ 461.990.

Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.