Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Novo teste de yuan digital apresenta caixas eletrônicos que convertem cripto

18/02/2021 - 16:14
Traduzido e editado por Vitória Tonetti Martini
China está inovando cada vez mais no uso do yuan digital (Imagem: China Economic Daily)

Em Pequim, o mais recente teste de yuan digital apresentou caixas eletrônicos que convertem a moeda digital do banco central (CBDC) da China em dinheiro físico e vice-versa.

A capital chinesa é a cidade mais recente a conduzir um teste com yuan digital. A tentativa de US$ 1,5 milhão aconteceu durante o feriado do Ano Novo Chinês, no início de fevereiro.

Como parte do teste, o Banco Comercial e Industrial da China (ICBC) disponibilizou oito caixas eletrônicos com o ícone do yuan chinês eletrônico (e-CNY) em duas de suas agências em Pequim 

Um vídeo feito pelo jornal local Financial News mostra em primeira-mão como acontece na prática a conversão de yuan digital em dinheiro físico.

Fique longe destas 3 ações: saiba quais ativos são ‘furada’ segundo analista da Empiricus

A função é uma parte integrante da estrutura do yuan digital que a China está construindo antes do lançamento oficial de seu sistema de “Moeda Digital/Pagamento Eletrônico” (DCEP).

Com base no vídeo, os oito caixas eletrônicos suportam uma função chamada “transação digital”. Ao selecionar essa função, os usuários podem escolher se desejam converter dinheiro em yuan digital ou o inverso.

O funcionário que demonstra essa função no vídeo sugeriu que, para realizar o depósito em dinheiro, os clientes devem inserir os números de telefone que eles utilizaram para ativar suas carteiras digitais. Então, o processamento leva alguns segundos para creditar o valor nas carteiras digitais dos clientes. 

Para converter yuan digital em dinheiro, os usuários devem escanear o QR Code presente na tela do caixa eletrônico, usando o aplicativo de carteira de yuan digital, e então inserir a quantia de dinheiro que desejam sacar. Após alguns segundos, o caixa eletrônico entrega o valor pedido.

Carteira de hardware para yuans digitais

Outra nova característica do teste de Pequim – em comparação aos anteriores conduzidos nas cidades de Shenzhen e Suzhou – foi a opção de usar carteiras de hardware para yuans digitais, incluindo uma versão regular e outra avançada com verificação de impressão digital.

Imagens apresentadas pelo jornal China Economy Daily mostram que esse hardware se assemelha a um protótipo baseado em cartão, que foi introduzido em um teste em Xangai em um ambiente limitado.

O diferencial é que a carteira de hardware será útil a cidadãos mais velhos e a pessoas que não tem facilidade com telefones celulares e aplicativos, apesar de que, assim como uma carteira tradicional, há o risco de perda e de roubo.

Segundo o China Economy Daily, o Postal Savings Bank da China lançou uma versão mais avançada da carteira baseada em cartão, que tem a verificação de impressão digital. Somente o dono do cartão pode usá-lo para pagar mercadorias em yuan digital após verificar suas impressões digitais no próprio cartão, acrescentou o jornal.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 19/02/2021 - 7:36

Pela Web