Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Novo token sintético deseja rastrear proporção de preço entre ether e bitcoin

21/05/2020 - 13:53
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
A plataforma UMA criou o token sintético ETHBTC para que contratos financeiros firmados no blockchain da Ethereum não dependam de oráculos de preço (Imagem: Medium/UMA Project)

Um novo token sintético, criado para rastrear a proporção de preço do ether (ETH) e do bitcoin (BTC) que minimize a necessidade de um oráculo de preço, foi lançado na Ethereum.

O token ETHBTC é o primeiro a utilizar a infraestrutura de token sintético “sem preço” (“priceless”) desenvolvida pela Universal Market Access (UMA).

UMA é uma plataforma de contratos financeiros que deseja criar a infraestrutura necessária para apoiar a criação de contratos financeiros baseados na Ethereum, para que sejam menos dependentes de oráculos.

Possui dos componentes principais: uma plataforma para a emissão de tokens sintéticos e um mecanismo mais descentralizado de feed de preço.

Tokens sintéticos são ativos lastreados por garantias cujos valores mudam com as flutuações de seu índice de referência. Nesse caso, o token ETHBTC é garantido pela stablecoin DAI e seu valor se movimenta junto com o índice ETH/BTC.

O novo token é “sem preço” porque não exige um feed de preço “on-chain” (do blockchain) para cada transação.

Tokens sintéticos dependem de oráculos para rastrear o valor da garantia e monitorar se o contrato inteligente é completamente garantido. Porém, essa abordagem é muito criticada por sua centralização, pois acrescenta um possível ponto de falha.

Um token sintético sem preço possui uma abordagem diferente.

Em vez de depender sempre de feeds de preço “on-chain”, a rede permite que qualquer um liquide uma posição que eles determinarem como subgarantida, com base em seus próprios dados “off-chain” (provenientes de outras fontes, e não do blockchain) que reflitam o índice de referência do token.

Se ninguém liquidar uma posição, o sistema entende que está adequadamente garantido. Um oráculo não realiza esse processo a menos que uma liquidação específica seja contestada.

A equipe da UMA tentou configurar esse recurso para que essas disputas não ocorram com frequência: um liquidador e um “disputador” devem realizar um depósito antes da resolução e a parte perdedora perde o dinheiro.

O novo token está disponível para negociações na plataforma Uniswap e vale cerca de 0,02 DAI. O contrato inteligente irá expirar em 1º de agosto de 2020.

Até lá, o preço em que o token é negociado irá aumentar se o ether tiver um melhor desempenho que o bitcoin, diminuir se o bitcoin tiver um melhor desempenho que o ether e permanecer estável caso o ether e o bitcoin se movam paralelamente.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 21/05/2020 - 13:53