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Nubank (NU) ou Mercado Livre (MELI)? A empresa com maior potencial em meio aos juros em alta

22 set 2022, 11:39 - atualizado em 22 set 2022, 11:39
Mercado Livre
 Itaú BBA destacou que o Mercado Livre continua ganhando participação no e-commerce e superando seus pares. (Imagem: Shutterstock/casa.da.photo)

O Mercado Livre (MELI34) supera o Nubank (NU) em termos crescimento a longo prazo e potencial de valor, disse o Itaú BBA nesta quinta-feira (22).

A comparação é feita, segundo a instituição em relatório assinado por Thiago Macruz e equipe, porque ambas procuram engajar e monetizar seus milhões de clientes oferecendo crédito.

O banco estabeleceu preço-alvo de US$ 1,2 mil para o Mercado Livre ao final de 2023, o que implica um potencial de valorização de 33%. A recomendação segue de “compra”.

A nova recomendação é divulgada na semana em que Federal Reserve aumentou em 0,75 ponto percentual a taxa de juros, para o intervalo entre 3% e 3,25%. No Brasil, o Banco Central manteve a Selic a 13,75%.

Juros altos impactam negativamente na forma como empresas de tecnologia são avaliadas pelo mercado financeiro. Nesse cenário, instituições financeiras registram alta de inadimplência, ao mesmo tempo em que são beneficiadas pelo custo do crédito.

Mercado Pago e Nubank

Para o Itaú BBA, o Mercado Pago tem a vantagem competitiva sobre o Nubank por ser plugado à plataforma do MercadoLivre.

O banco lembrou que a plataforma tem dados proprietários exclusivos que, na avaliação dos analistas da instituição, permitem a redução do custo de aquisição de cliente e aperfeiçoamento da metodologia de crédito com diretrizes disruptivas de pontuação.

O Itaú BBA apontou que as duas empresas têm origens diferentes, mas disse que o rápido crescimento do Mercado Crédito tem impulsionado uma mudança no mix de receita da companhia em direção ao Nubank (divisão de 60%/40% entre produtos de crédito e taxas de serviço).

“Apesar de crermos que seus níveis de inadimplência provavelmente continuarão a se deteriorar no curto prazo (um efeito relacionado à desaceleração da concessão de crédito), vemos que o Mercado Pago provavelmente se beneficiará mais do que o Nubank de uma recuperação macroeconômica“.

E-commerce

Em relação ao e-commerce, o Itaú BBA destacou que o Mercado Livre continua ganhando participação e superando seus pares.

“Mesmo em um cenário de demanda mais desafiador para o mercado de e-commerce, o Mercado Livre tem sustentado taxas de crescimento e superado seus pares (esperamos que alcance uma participação de mercado de 32% em 2022)”, disse.

O banco avaliou que companhia tem o melhor qualidade de serviço, “tráfego orgânico maciço e incrível reconhecimento da marca, o que alimenta um sólido impulso”.

O Itaú BBA chamou a atenção também para a tendência acelerada de monetização da plataforma foi desbloqueando ganhos de lucratividade em um ritmo mais rápido do que o previsto.

“Vemos as iniciativas relacionadas à melhoria do negócio de anúncios como o principal catalisador para gerar valor para a divisão, e mesmo em um cenário de baixa vemos o negócio como um forte impulsionador de ganhos de rentabilidade”, afirmou.

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Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
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