O brinde de Lemann: Dona da Ambev desbanca a Heineken e fica com a Champions League
A gigante de bebidas AB InBev, controlada por Jorge Paulo Lemann, vai investir € 200 milhões (cerca de R$ 1,24 bilhão) por ano para se tornar patrocinadora oficial da Champions Leauge. As informações são do The Athletic, site especializado em esportes do The New York Times.
A Heineken, atual patrocinadora do campeonato, confirmou o fim do contrato com a UEFA, que já dura três décadas. A cervejaria holandesa investe, atualmente, € 120 milhões (R$ 744 milhões) por ano na parceria.
O contrato de seis anos com a AB InBev foi fechado com a UC3, uma joint venture que envolve a UEFA e os principais clubes do futebol europeu. As negociações foram conduzidas pela agência Relevant Football Partners, responsável pelas estratégias de marketing e vendas do torneio.
É a primeira vez que uma cervejaria de origem brasileira patrocina a Champions League. Hoje, a AB InBev é a maior produtora mundial de bebidas e a Heineken, a segunda.
Uma trajetória de quase 4 décadas no futebol mundial
Reconhecida por marcas como Brahma e Skol no Brasil, a AB InBev possui uma presença global com marcas como Corona, Stella Artois e Budweiser, que também entraram no cotidiano de parte dos brasileiros.
A relação da cervejaria com o futebol é antiga – a empresa é patrocinadora oficial da FIFA desde 1986.
Na Copa do Mundo de 2022, as duas enfrentaram um desafio: restrições à venda de bebidas alcoólicas no Catar impediram a comercialização da Budweiser durante os jogos.
Para a próxima Copa, na América do Norte, em 2026, a marca retornará às arenas, ao lado da Michelob, outra cerveja da AB InBev.
A atuação brasileira da companhia é feita pela Ambev, que patrocina transmissões de campeonatos como o Brasileirão, Copa do Brasil e a própria Copa do Mundo na Globo.