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O ‘ChatGPT’ em Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3)

31 maio 2023, 17:34 - atualizado em 31 maio 2023, 18:03
Vale
Regulamentação e propriedade intelectual são alguns dos obstáculos para a IA. (Imagem: Bloombeg)

Em um momento em que o ChatGPT virou praticamente sinônimo de inteligência artificial (IA), o UBS enviou um relatório a clientes destacando como a IA pode impactar mais de 180 empresas globais, com menções às brasileiras Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3).

“Nenhum comentário sobre inteligência artificial foi feito pela maioria das empresas da região, mas Petrobras notou alguma utilidade em lidar da ferramenta para lidar com riscos legislativos e tributários, alegando melhorias na eficiência, embora não tenha feito isso”, disse.

O banco, em relatório assinado por Michael Briest e equipe, cita a possibilidade de melhoria financeira em empresas como a Petrobras.

A Vale, por outro lado, já opera um centro de inteligência artificial em Vitória (ES), que é utilizado para desenvolver e monitorar processos de IA nas unidades da mineradora no Brasil e no exterior, lembrou o UBS.

“Os benefícios incluem a otimização da manutenção dos ativos, a melhoria da gestão dos processos de beneficiamento de minério e da planta de pelotização e a melhoria dos controles ambientais, de saúde e segurança e de integridade corporativa”, disse.

A Vale também emprega IA para reduzir o consumo de combustível de caminhões de mineração como parte da meta da administração de reduzir as emissões em 33% até 2030, de acordo com o UBS.

A inteligência artificial é empregada para prever quando o equipamento pode falhar, para melhorar a segurança, diz trecho do relatório.

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ChatGPT e IA no centro do debate

Segundo o UBS, o potencial da IA tem sido muito debatido principalmente em relação à automação e ao impacto na força de trabalho. “Muitos analistas do setor de UBS acham que a IA generativa (ou seja, aquela que pode criar texto, vídeo etc.) tem potencial para intensificar as pressões competitivas”.

A análise do banco sobre a frequência com que as empresas citaram IA generativa e ChatGPT desde o início de 2023 constatou que os setores com maior referência foram software e serviços, mídia e internet, serviços comerciais, semicondutores e serviços ao consumidor (lazer, jogos, educação etc).

Regulamentação, propriedade intelectual, privacidade e considerações éticas, além de precisão dos resultados, são alguns dos obstáculos para a adoção da inteligência artificial nas empresas, ainda segundo analistas do UBS.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
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