AgroTimes

O crescente comércio ilegal de defensivos terá nova arma de combate nas alfândegas

21 jul 2021, 15:15 - atualizado em 21 jul 2021, 15:19
Brasil ganha ferramenta para atenuar a entrada de agentes químicos ilegais para a agricultura (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

Ao longo de 2020, o uso de defensivos agrícolas ilegais no Brasil, de origem contrabandeada ou por importações que passaram pela fiscalização, representou cerca de US$ 4 bilhões, segundo mitigação de dados entre cargas apreendidas e avaliações do setor produtivo.

Se já há críticas veladas sobre o governo, por liberar agentes a toque de caixa, na contramão de várias legislações mundiais, em 2021 o aumento do que está fora da lista oficial está sendo considerado expressivo, depois do dólar ficar ainda mais alto.

Mas uma nova ferramenta estará à disposição dos fiscais federais do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O espectrômetro será usado pela primeira vez no Brasil para, em poucos segundos, detectar os agentes químicos legais e ilegais nos postos de alfândega e favorecer as apreensões e multas. Bem como diminuir a evasão de divisas.

O equipamento é portátil e entrará em uso a partir de setembro. E também se pretende que sejam disponibilizados a várias forças estaduais também envolvidas no combate ao contrabando.

O agrotóxico ilegal, sem registro liberado no Brasil, prejudica a saúde e eleva a riscos maiores a saúde humana, dos operadores de pulverizadores nas fazendas e aos consumidores, além de servirem de porta de barreira para disputas comerciais com foco sanitário contra o Brasil.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
giovanni.lorenzon@moneytimes.com.br
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar