Coluna
O Melhor do Seu Dinheiro

O fim — ou apenas um começo? Balanço do Nubank e do Banco do Brasil, crise na Light, preço dos combustíveis e outros destaques do dia

15 maio 2023, 8:33 - atualizado em 15 maio 2023, 8:33
Banco do Brasil, ações
Agenda econômica desta semana já começa com mais de 50 empresas divulgando seus balanços. (Imagem: Adriano Machado/Bloomberg News)

Estamos nos aproximando do fim de mais uma temporada de balanços locais. A agenda econômica desta semana já começa com mais de 50 empresas divulgando seus resultados do primeiro trimestre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Só na segunda-feira (15), serão mais de 54 balanços, com direito a resultados do Magazine Luiza (MGLU3), Banco do Brasil (BBAS3) e do Nubank, que está em processo para  fechar o capital no Brasil.

E os investidores precisam se dividir nesta semana para acompanhar a apresentação do relatório do novo arcabouço fiscal.

O deputado Claudio Cajado (PP-BA) até tentou finalizar o texto na semana passada, mas o documento precisava de ajustes para agradar as Casas Legislativas e o governo.

Ainda de olho no Congresso, existe a possibilidade da proposta de reforma tributária avançar no Legislativo — mas o debate também não tem força para progredir nas Casas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim sendo, os investidores voltam suas atenções para a bateria de indicadores dos próximos dias.

O principal indicador da segunda-feira são os números da produção industrial na China. A inflação por lá caiu além do esperado, o que ligou a luz amarela para uma desaceleração da demanda.

Já na terça-feira (16), são esperados os números de vendas do varejo e produção industrial dos Estados Unidos.

O país, que passa por uma recessão técnica — quando o PIB cai por dois trimestres seguidos —, tenta combater a inflação descontrolada com juros elevados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No mesmo dia, a Zona do Euro deve divulgar os números preliminares do PIB e da balança comercial, juntamente com os dados de desemprego do Reino Unido.

Ao final da manhã, é a vez da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, fazer seu discurso.

A autoridade monetária europeia já deu sinais de que deve voltar a subir os juros — a questão agora é se o aperto será mais ou menos intenso do que o esperado, e tudo dependerá da inflação de quarta-feira (17).

Quem também deve fazer seu pronunciamento sobre o futuro da política monetária é Andrew Bailey, presidente do Banco Central da Inglaterra (BoE), também na quarta-feira (17).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os Estados Unidos voltam para o centro das atenções com a divulgação dos números de pedidos iniciais de auxílio-desemprego na quinta-feira (18).

Porém, o destaque do mesmo dia vai para o balanço do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA).

Também toma o centro do palco o número de saldos de reservas dos bancos com o Fed — vale lembrar que a crise bancária dos EUA deu certo alívio na última semana, mas está longe de acabar.

Por fim, os investidores começam a desabotoar as camisas na sexta-feira (19), mas ainda não poderão descansar porque é quando será divulgado o IBC-Br, índice considerado uma prévia do PIB brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No mesmo dia, porém lá nos Estados Unidos, Jerome Powell fará um discurso pela manhã e deve tentar aliviar ainda mais as tensões envolvendo a crise bancária. O chefe do Federal Reserve também deve sinalizar o futuro do aperto monetário norte-americano.

Para não se perder na bateria de eventos e indicadores dos próximos dias, comece a semana bem informado com as principais notícias do dia aqui no Seu Dinheiro.

Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

QUERIDINHO
O céu é o limite para o Banco do Brasil (BBAS3)? Analistas esperam novo aumento do lucro no 1T23.
 A instituição financeira estatal publica os resultados dos primeiros três meses do ano nesta segunda-feira. Saiba o que esperar dos números.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

BALANÇO 1T23
Prejuízo do Nubank virou passado, mas inadimplência deve ter repique no 1T23.
 Carteira de crédito do banco é formada pelos produtos que lideram os calotes de consumidores: cartão de crédito e empréstimo pessoal. Veja o que esperar dos resultados.

FALTA DE SORTE?
Crise da Light não é o primeiro golpe na imagem de sócio de Lemann.
 A dívida de R$ 11 bilhões da empresa de energia é o segundo golpe na reputação de Beto Sicupira, que também é um dos maiores acionistas da Americanas.

EFEITOS COLATERAIS
Como a ação do governo Lula contra a privatização da Eletrobras afeta a Sabesp e outras estatais. 
A decisão do Estado de questionar privatização da Eletrobras no STF elevou percepção de risco sobre estatais.

COMBUSTÍVEIS
Petrobras vai analisar mudanças na política de preços do diesel e da gasolina nesta semana.
 O presidente da petroleira, Jean Paul Prates, havia avisado que a empresa reavaliaria os preços cobrados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O SONHO DO CARRO PRÓPRIO
Por que um carro zero custa tão caro? E será que a ideia de um veículo popular a R$ 50 mil vai vingar?
 Inúmeros fatores explicam a inflação no setor nos últimos anos; ainda assim, a produção de um carro popular a preços menores é difícil. Entenda.

Um forte abraço e boa semana para você!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
seudinheiro@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar