O maior banco de El Salvador agora aceita pagamentos em bitcoin

The Block
The Block
13/09/2021 - 9:12
Traduzido e editado por Vitória Martini
The Block
bitcoin dólar
Um dos grandes benefícios da implementação da criptomoeda no país é a ampliação dos casos de uso em que o bitcoin poderá ser usado (Imagem: Freepik)

Clientes do maior banco de El Salvador, o Bancoagrícola, agora poderão quitar seus empréstimos e pagar suas contas de cartão de crédito em bitcoin (BTC). Eles poderão também usar a criptomoeda para pagar por bens e serviços de comerciantes que usam a plataforma de pagamentos do banco.

Bancoagrícola, fundado em 1955 e agora parte do grupo Bancolombia, usa a rede de pagamentos Flexa, com sede em Nova York, para possibilitar pagamentos em bitcoin por meio de seu aplicativo móvel.

De acordo com um comunicado da Flexa, clientes do banco poderão quitar empréstimos e pagar contas de cartão de crédito em dólar com bitcoin, a “uma taxa justa do mercado, sem qualquer taxa ou spread adicional”.

A opção foi desenvolvida para funcionar com qualquer carteira compatível com a Lightning Network, incluindo a carteira oficial de El Salvador, Chivo.

Comerciantes em El Salvador que aceitam pagamentos por meio da plataforma Wompi, do grupo Bancolombia, também podem aceitar bitcoin pela Flexa. Esses pagamentos são, em sua maioria, feitos de forma on-line por enquanto, disse o CEO e cofundador da Flexa, Tyler Spalding, ao The Block.

No entanto, a companhia também está planejando anunciar compatibilidade com outras plataformas de pagamento, disse Spalding. Além disso, Flexa está em busca de agilizar o processo de aceitar pagamentos em bitcoin em lojas físicas.

“A proposta da Flexa é facilitar [pagamentos em bitcoin] ainda mais, assim como outras [formas de] pagamento com as quais você já está acostumado”, disse Spalding.

Bancoagrícola é somente uma de várias outras empresas em El Salvador que teve de ajustar seus métodos de pagamento para incluir bitcoin, conforme exigido pela lei de implementação da criptomoeda, que entrou em vigor no dia 7 de setembro.

Empresas operando em El Salvador, incluindo redes multinacionais, como Starbucks e McDonald’s, agora precisam aceitar bitcoin como forma de pagamento, se tiverem a tecnologia para tal. Consumidores, por outro lado, têm a opção de pagar em bitcoin ou em dólar, que também é a moeda oficial do país.

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Vitória Martini - 13/09/2021 - 9:12

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto