Empreendedorismo

O país com mais burocracias da América Latina para empreender costuma ser citado como exemplo de eficiência; que lugar é esse?

05 nov 2025, 11:13 - atualizado em 05 nov 2025, 11:13
Chile - iStock
Estudo mostra que abrir empresa é mais rápido no Brasil e mais burocrático no Chile entre os países latino-americanos analisados

O Chile costuma ser citado por especialistas como um exemplo a ser seguido quando o assunto é empreendedorismo e desburocratização. De acordo com o ranking de burocracia para empreender em 2025 da Florida International University, porém, não é bem assim. O país sul-americano aparece como o mais burocrático para quem quer empreender.

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No geral, abrir uma empresa na América Latina continua sendo uma tarefa que exige paciência. Entre idas e vindas a cartórios, certidões e registros, o processo de formalizar um negócio ainda leva meses em boa parte dos países da região.

O estudo, conduzido pelo Adam Smith Center for Economic Freedom, avaliou 21 países, sendo 16 latino-americanos, e levou em conta o número de horas e o custo necessários para abrir e manter uma empresa de médio porte.

A métrica considera empresas de médio porte, geralmente entre 50 e 250 funcionários e faturamento anual de US$ 100 mil a US$ 3 milhões.

Segundo o levantamento, abrir um negócio no Chile exige cerca de 5.227 horas de trabalho administrativo — o equivalente a mais de dois anos em dias úteis. A média geral dos países analisados é de 1.850 horas.

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A situação é ainda mais desigual após a abertura. Enquanto a média global para manter uma empresa é de 1.577 horas por ano, os empreendedores chilenos gastam cerca de 5.860 horas — quase quatro vezes mais que a média calculada pelo estudo.

E a surpresa não termina no Chile, aparecendo como o país mais burocrático a América Latina para quem tenta empreender — o menos demorado talvez também seja uma surpresa.

Chile - iStock
Chile – iStock

Brasil: entre papéis e progresso

O Brasil aparece na ponta positiva da lista, com o menor tempo médio de abertura de empresas na América Latina. Por aqui, o processo leva cerca de 284 horas — pouco mais de um mês — e custa aproximadamente US$ 400 (R$ 2,16 mil na cotação atual).

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Apesar do avanço, o desafio começa depois que o CNPJ sai do papel. Segundo o mesmo relatório, as empresas brasileiras gastam mais de mil horas por ano apenas para cumprir obrigações tributárias e trabalhistas — número menor que o de países como Chile e Argentina, mas ainda alto em comparação com os padrões internacionais.

Eficiência em todos os setores

A agilidade do Brasil se repete em diferentes segmentos da economia, de acordo com o levantamento:

  • Setor primário (pecuária): o país tem o menor tempo médio de abertura de empresas;
  • Setor secundário (construção civil): lidera o ranking, com 216 horas — o menor tempo entre todos os países avaliados;
  • Setor terciário (imobiliário): o Brasil também se destaca, liderando entre os latino-americanos, com 309 horas.

Reformas em andamento

Nos últimos anos, medidas de simplificação ajudaram a reduzir a burocracia para quem quer empreender no Brasil. A digitalização de processos, a unificação de cadastros e a Lei da Liberdade Econômica diminuíram a necessidade de autorizações prévias para atividades de baixo risco.

Essas iniciativas não resolveram a complexidade do sistema — especialmente na área tributária —, mas já encurtaram o caminho para quem deseja abrir um negócio.

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Na prática, o empreendedor brasileiro ainda enfrenta uma maratona de formulários, mas está alguns passos à frente dos vizinhos latino-americanos.

O ranking completo do Índice de Burocracia 2025:

Posição País Horas de Trabalho Administrativo
1 Brasil 284
2 Rep. Dom. 551
3 México 675
4 Paraguai 720
5 El Salvador 790
6 Costa Rica 824
7 Uruguai 984
8 Honduras 1.360
9 Equador 1.493
10 Bolívia 2.060
11 Guatemala 2.283
12 Colômbia 2.475
13 Peru 3.332
14 Panamá 3.392
15 Argentina 4.496
16 Chile 5.227

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Formado em Jornalismo pela PUC-SP, atua como repórter no Money Times e no Seu Dinheiro, onde também já trabalhou como analista de mídias sociais, com experiência em produção de conteúdo para diferentes plataformas digitais. Antes disso, foi repórter no site Monitor do Mercado.
otavio.rodrigues@seudinheiro.com
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