O Melhor do Seu Dinheiro

O próximo Nobel da Economia? Por que você deveria comprar o RendA+, nova crise financeira à vista, lucro do Nubank e outros destaques do dia

16 ago 2023, 8:24 - atualizado em 16 ago 2023, 8:25
renda fixa torneira selic ações ibovespa
“Se eu fosse brasileiro, estaria comprando RendA+ ao máximo. É um negócio incrivelmente bom. É brilhante”, disse o economista ao Seu Dinheiro. Imagem: Adobe Stock/Montagem: Giovanna Figueredo

Arun Muralidhar figura entre os maiores especialistas em sistemas previdenciários da atualidade. Americano nascido na Índia, Muralidhar tem um PhD em Economia e Finanças Gerenciais pelo MIT e sua produção acadêmica é discutida nos escalões mais elevados de governos de todo o mundo.

Além de trabalhar diretamente na gestão de fundos de previdência complementar, Muralidhar enfileira trabalhos em coautoria com economistas laureados com o Prêmio Nobel.

Foi em parceria com um deles, Robert Merton, que Muralidhar lançou as bases para o desenvolvimento de dois produtos sobre os quais você provavelmente já ouviu falar: o Tesouro RendA+ e o Tesouro Educa+.

“Se eu fosse brasileiro, estaria comprando RendA+ ao máximo. É um negócio incrivelmente bom. É brilhante”, disse o economista à repórter Julia Wiltgen.

Na entrevista ao Seu Dinheiro, Muralidhar não finge modéstia ao explicar o funcionamento e as ideias por trás desses títulos e diz que os brasileiros deveriam estar tão orgulhosos quanto ele.

Para além de qualquer ufanismo, talvez poucas premiações sejam tão imprevisíveis como o Nobel, mas não será de estranhar se esse economista emergir entre os cotados para o prêmio no futuro.

O modelo que inspirou o Tesouro RendA+ tem despertado o interesse de governos de diversos países, especialmente na Europa.

Enquanto uns olham para a pergunta de um milhão de dólares, talvez Muralidhar e Merton tenham encontrado a resposta para muitos bilhões.

A julgar pelo potencial impacto do projeto — e também por sua rede de contatos —, o nome do indiano provavelmente já está circulando entre os membros da comissão responsável pelo Nobel de Economia.

Leia aqui a entrevista.

Enquanto isso, o Ibovespa mantém-se em sua pior sequência em quatro décadas. Ontem, a bolsa brasileira amargou a 11ª queda seguida.

Em um dia de agenda fraca e sem balanços, os investidores acompanham as movimentações em Brasília. Ontem, o presidente da Câmara, Arthur Lira, sinalizou a conclusão do trâmite do arcabouço fiscal para a semana que vem. A ver se isso anima.

Para ficar por dentro de tudo o que mexe com seus investimentos acompanhe a cobertura do Seu Dinheiro.

O que você precisa saber hoje

ENTREVISTA EXCLUSIVA
Crise de 2008 ‘com esteroides’: especialista em previdência e PhD pelo MIT vê crise financeira em formação, mas está otimista com o Brasil.
 “O risco sistêmico está simplesmente grande demais”, diz Arun Muralidhar ao Seu Dinheiro. Para ele, o risco geopolítico também preocupa.

ROXO NO AZUL
Nubank (NU; ROXO34) tem lucro acima do esperado e rentabilidade de gente grande no 2º trimestre, mas inadimplência continua a subir.
 O lucro líquido beirou os R$ 225 milhões, revertendo prejuízo do ano anterior. Já o retorno de 17% coloca a fintech no nível dos grandes bancos brasileiros.

VAREJISTA EM CRISE
Via (VIIA3): aumento de capital no radar? Ações caem com proposta da varejista de ampliar limite para emitir novos papéis.
 A convocação da assembleia de acionistas acontece junto com o anúncio do “plano de transformação” pela empresa na semana passada.

LUZ ACESA
Culpa da privatização? A explicação do governo para o apagão que deixou parte do país no escuro.
 O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a Eletrobras tem uma posição estratégica para garantir a segurança energética do país.

Uma boa quarta-feira para você!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.