Liderança

O que define um bom líder?

25 jan 2022, 10:05 - atualizado em 24 jan 2022, 15:48
Para especialistas, uma boa liderança pode mudar a depender do estilo de equipe, mas deve ter sempre como base a confiança (Imagem: krakenimages/Unsplash)

Chefe, gestor e líder podem parecer os mesmos cargos com uma nomes diferentes, as vezes estão centrados na mesma pessoa, mas na teoria não são a mesma coisa. A gestão de pessoas, uma das áreas que estuda sobre isso, ajuda a entender a relação dessa questão que envolve uma demanda que requer atenção em todas as empresas e o papel do líder se torna fundamental para a orientação e organização de uma equipe eficiente. Portanto, o que define um bom líder?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No fundo o líder, que pode ser um gestor, é o responsável por estimular os liderados, de modo que consigam otimizar os resultados de suas tarefas. Para Jamille Barbosa, professora do curso de administração na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), pode-se definir um bom líder como aquele que cumpre não só a função de gestor, mas é capaz de influenciar e alavancar o desenvolvimento dos indivíduos.

“A gestão cuida do planejamento, do controle e até do direcionamento, mas não no sentido de influenciar as pessoas. O gestor quando é líder, ele consegue fazer tudo isso e também impactar na motivação dos liderados”, define a professora.

Miriam Rodrigues, professora de administração e gestão de pessoas na UPM, compartilha do mesmo conceito de Barbosa e acrescenta: “o bom líder tem o poder de inspirar, corrigir, prevenir erros, impactar e treinar pessoas fortes”. Segundo ela, uma das características fundamentais de uma boa liderança é o gestor ter autoconhecimento e saber seus pontos fortes e de desenvolvimento.

Dessa forma, Rodrigues explica que um líder precisa se comunicar bem, seja de maneira verbal ou escrita. Outros elementos importantes, para ela, são empatia e capacidade de resiliência, pois, muitas vezes, o trabalho em equipe é desafiador, envolve pressão e a necessidade de atingirmos metas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No fundo o líder, que pode ser um gestor, é o responsável por estimular os liderados, de modo que consigam otimizar os resultados de suas tarefas (Imagem: Jehyun Sung/Unsplash)

Jamille ainda ressalta que a liderança também está pautada no formato de trabalho que pode ser dividido em grupo, equipe e time. Logo, no grupo, o líder tem a função de monitorar e apoiar as atividades realizadas, tomando como base o esforço individual e o que cada um vai oferecer em termos de resultados gerais.

Em equipe, o foco não é no indivíduo em si, mas na complementaridade que há entre os indivíduos. Neste formato, o líder precisa observar se as pessoas têm confiança mútua, se há comprometimento umas com as outras e se complementam para que o resultado seja positivo. Já no time, o líder tem o papel de técnico. Ele irá dar as coordenadas, mas permitirá a autonomia das pessoas para alcançarem os resultados contando com as suas capacidades.

Quanto aos erros a serem evitados na gestão, as especialistas acreditam que os líderes devem se entender como seres também sujeitos a falhas, ou seja, podem rever suas ideias, ouvir a equipe e ter sempre confiança. Pode-se evitar erros, muitas vezes, relacionados a cargos de poder, como comportamentos arrogantes e sem empatia.

Assim, para melhorar o desempenho, os líderes devem continuar a buscar conhecimento, procurar conhecer os profissionais além da esfera profissional, dar feedbacks, gerar espaço para que a equipe possa contribuir com ideias e as questões da rotina de trabalho possam ser debatidas de maneira saudável sempre apontando quais aspectos de cada indivíduo podem ser melhorados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
gabriela.occhipinti@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar