CryptoTimes

O que é, e como funciona, o Copy Trade? Diretora global da Bitget responde

21 jan 2023, 12:00 - atualizado em 20 jan 2023, 14:51
Copy Trade
Gracy Chen, diretora administrativa global da Bitget (Imagem: Divulgação)

A categoria de trading em corretoras de criptomoedas é algo que vem crescendo entre os investidores de varejo. Entre as ferramentas utilizadas, está a técnica de Copy Trade.

Nela, o investidor consegue automatizar suas operações com base no histórico de negociações de outro investidor. Desta forma, a estratégia do investidor é copiada, e utilizada de forma automática por quem quiser.

É importante frisar, que o Copy Trade ainda possui os riscos do trade, uma vez que está sujeito a variações de preços e estratégias humanas.

Além da Bitget, outras corretoras oferecem o Copy Trade, como a Bybit e a Binance. É importante que o usuário também faça a escolha mais segura, ou confortável, de corretora para utilizar o produto.

Além de liquidez, segurança e privacidade, outro ponto para se ter atenção na escolha de corretora são as taxas de negociações, que podem variar entre cada uma delas.

Gracy Chen, diretora administrativa global da Bitget, explica mais sobre como funciona a mecânica do Copy Trade e funcções específicas na Bitget ao Crypto Times. Confira:

CT – Como funciona, em linhas gerais, o sistema de copy trading?

O copy trading é exatamente o que o nome sugere: refere-se à negociação em que os investidores copiam as posições de investimento de outros investidores (traders/especialistas profissionais). 

O copy trading nasceu do mirror trading em 2005, quando investidores compartilhavam seu histórico de trading, permitindo que outros copiassem suas estratégias de trading. Com o avanço das plataformas de negociação, sistemas de software foram sendo desenvolvidos para tornar tudo mais rápido e automatizado.

O copy trading é focado em negociações de curto prazo, especialmente para estratégias de day trading e swing trading. 

No caso do investimento em criptomoedas o copy trading tem se popularizado não somente pela sua facilidade, mas principalmente por ser uma excelente opção para investidores iniciantes.

Ao invés de seguir as orientações de um guru influenciador digital que muitas vezes não segue o que fala e não coloca o seu dinheiro no investimento que sugere, o investidor tem a oportunidade de replicar uma ordem que já foi executada por quem ele está seguindo. 

A Bitget é hoje uma das exchanges que mais tem crescido no mundo, puxada, principalmente, pelo seu produto Bitget’s One-Click Copy Trade.

A empresa é a exchange líder em volume de operações em copy trading. Se hoje estamos posicionados como uma das principais exchanges de cripto do mercado, muito tem a ver com o copy trading, por conta do nosso pioneirismo em desenhar um produto que fosse fácil de ser operado e acessível a qualquer pessoa.

Atualmente, a Bitget movimenta uma média de US$ 10 bilhões por dia, sendo 34% desse volume em operações de copy trading.

CT – O trader que mais tem suas estratégias copiadas por outros usuários recebe algum tipo de incentivo financeiro?

Sim, existem incentivos. O copy trading é um ganha-ganha. Todos  ganham: o investidor iniciante, que tem a oportunidade de um retorno maior copiando as posições de um trader experiente e o trader, que é comissionado por isso. Na Bitget, alguns traders chegam a ganhar até 8% em lucros de dividendos de seus seguidores.

CT – Como o investidor pode escolher qual estratégia copiar, ou não?

Além de ver as estratégias de cada trader, o investidor também pode visualizar o PL das últimas 3 semanas e o acumulado, o número de transações, a taxa de sucesso dessas transações e o número de seguidores para tomar sua decisão de passar a copiá-lo ou não.

Hoje existem mais de 55 mil traders na Bitget, cujas posições podem ser copiadas por outros 1,1 milhão de investidores.

Somos uma plataforma de social trading e estamos sempre investindo em inovação e lançando novos produtos para ajudar a nossa comunidade.

O Strategy Plaza é um ótimo exemplo. É um recurso que lançamos este mês e que oferece aos usuários a opção de seguir uma série de estratégias de negociação automatizadas.

Ele permite que o sistema execute automaticamente as estratégias após a assinatura, dando mais comodidade e flexibilidade às operações de trade.

Os estrategistas podem criar suas estratégias de negociação automatizada exclusivas e compartilhá-las no Strategy Plaza. Ao mesmo tempo, os usuários podem revisar o perfil e o desempenho de cada estrategista e optar por assinar seus estrategistas favoritos e seguir essas estratégias.

Após a assinatura, as estratégias de negociação são executadas automaticamente para os usuários pelos próximos 30 dias.

Importante destacar que nós preservamos todos os dados de nossos usuários, e por isso não compartilhamos nenhuma informação de nossos clientes, como email, telefone, nome, etc. Alguns traders optam por se identificar no copy, informando suas redes sociais ou até mesmo algum contato pessoal, mas isso fica a critério do próprio trader.

Repórter do Crypto Times
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
Twitter Linkedin