Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

O que está mexendo com os mercados? Veja as principais notícias

13/01/2021 - 13:28
Ibovespa
Às 12h23, o Ibovespa tinha queda de 1,2%, aos 122.483,81 pontos, pressionado sobretudo por quedas de ações de maior liquidez ligadas a commodities (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

1 – Ibovespa recua

O principal índice da bolsa brasileira mostrava desvalorização nesta quarta-feira, com investidores preferindo garantir ganhos recentes antes de eventuais novos sinais da política monetária nos Estados Unidos que possam reduzir o ímpeto por ativos de maior risco.

Às 12h23, o Ibovespa tinha queda de 1,2%, aos 122.483,81 pontos, pressionado sobretudo por quedas de ações de maior liquidez ligadas a commodities, incluindo Petrobras (PETR3;PETR4) e Vale (VALE3). O giro financeiro da sessão somava 10,06 bilhões de reais.

O Fed divulga nesta quarta o Livro Bege, que atualiza a visão da autoridade monetária sobre conjuntura econômica dos Estados Unidos, o que pode dar pistas sobre se o órgão pode começar a reduzir seu programa de compra de ativos.

Profissionais do mercado também apontam para o noticiário político nos Estados Unidos, com o pedido de impedimento de Donald Trump chegando ao Congresso.

Em relatório, a consultoria de investimentos Levante também apontou para movimentos técnicos nd bolsa paulista provocados pelo vencimento das opções sobre o Ibovespa, nesta quarta, e de opções de ações, na próxima segunda-feira.

2 – Dólar cai abaixo de R$ 5,30

dólar virou e passou a cair ante o real nesta quarta-feira, com fluxo positivo ajudando na continuação de um movimento de realização de lucros que na véspera levou a moeda à maior queda em dois anos e meio.

Às 13h14, o dólar caía 0,58%, a 5,29 reais, depois de cair 0,92%, a 5,2716 reais, na mínima da sessão, atingida por volta de 11h. Na máxima, alcançada logo no começo do pregão, a cotação ganhou 0,65%, a 5,3556 reais.

A proximidade da abertura dos mercados em Wall Street tende a elevar os volumes negociados no mercado de câmbio e estimular potencial fluxo estrangeiro.

Além disso, investidores seguiam reavaliando cenários após a inflação pelo IPCA em 2020 ter ficado no maior nível em quatro anos, reforçando discussão sobre o momento de alta de juros no Brasil –o que poderia aumentar a rentabilidade do real e elevar a atratividade da moeda brasileira.

3 – Impeachment de Trump

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos começou a debater nesta quarta-feira legislação para o impeachment do presidente Donald Trump pela segunda vez em seu mandato.

A Câmara deve primeiro realizar uma votação estabelecendo regras para o debate de quarta-feira. Superada essa etapa, como esperado, abrirá caminho para uma votação ao longo do dia para aprovar um artigo de impeachment acusando Trump de incitar insurreição em um discurso que ele fez na semana passada que levou à invasão do Capitólio dos EUA.

De acordo com o deputado Steny Hoyer, segundo democrata mais importante na Câmara, A Casa Legislativa planeja enviar o artigo de impeachment ao Senado ainda esta semana.

“Não há razão para que não possamos enviá-lo esta semana. Pretendemos fazer isso”, afirmou ele à MSNBC em uma entrevista nesta quarta-feira, citando discussões com a presidente da Câmara, Nancy Pelosi.

4 – Ações do Carrefour saltam

O gigante varejista europeu Carrefour recebeu uma abordagem de fusão da operadora canadense de lojas de conveniência Alimentation Couche-Tard, fazendo com que as ações da empresa francesa subissem 13% nesta quarta-feira.

Espera-se que grupos europeus de supermercados busquem parcerias para conter a concorrência de rivais online como a Amazon (AMZN), mas o anúncio da Couche-Tard de que abriu negociações exploratórias com o Carrefour levantou dúvidas de analistas sobre o potencial de economia de custos ou compras.

Loja de eletroeletrônicos, consumo, varejo, vendas, economia
O setor de serviços brasileiro registrou o sexto mês seguido de ganhos no volume em novembro (Imagem: Agência Brasil/ Marcello Casal Jr.)

A Couche-Tard, que tem como foco principal os postos de gasolina na América do Norte, estaria entrando em território que ainda não explorou com o Carrefour. O maior varejista da Europa Continental tem operações na Europa e no Brasil, incluindo seus hipermercados ao lado de cidades.

Aqui no Brasil, Carrefour Brasil (CRFB3) subia 6%, na esteira do impulso das ações de sua controladora europeia Carrefour, após informar que recebeu uma abordagem de fusão da operadora de loja de conveniência canadense Alimentation Couche-Tard.

5 – Setor de serviços do Brasil cresce 2,6

O setor de serviços brasileiro registrou o sexto mês seguido de ganhos no volume em novembro, mas caminhou para o final de 2020 ainda sem conseguir retornar aos níveis pré-pandemia, depois de ter sido o mais afetado pelas medidas de isolamento contra o coronavírus.

O volume de serviços cresceu em novembro 2,6% em relação ao mês anterior, de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar do sexto mês consecutivo de ganhos, acumulando alta de 19,2%, o setor de serviços brasileiros se aproximou do fim de 2020 ainda sem conseguir recuperar as perdas de 19,6% registradas entre fevereiro e maio, período que abrange o pico da pandemia.

Na comparação com novembro de 2019, houve queda de 4,8% no volume de serviços no Brasil, e o setor acumula ainda entre janeiro e novembro perdas de 8,3% frente a igual período de 2019.

Última atualização por Renan Dantas - 13/01/2021 - 13:28

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web