Mercados

O que está mexendo com os mercados? Veja as principais notícias desta tarde

02 fev 2021, 13:39 - atualizado em 02 fev 2021, 13:39
Ibovespa Ações Mercados B3SA3
A percepção de menor risco político com a vitória de candidatos apoiados pelo governo para comandar o Congresso Nacional também repercutia positivamente (Imagem: B3/Divulgação)

1 – Ibovespa avança com alta de 5% de Petrobras

Ibovespa recuperava o patamar dos 119 mil pontos nesta terça-feira, com aval do cenário externo, em particular o avanço dos preços do petróleo, o que colocava as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) entre as maiores altas nesta sessão.

A percepção de menor risco político com a vitória de candidatos apoiados pelo governo para comandar o Congresso Nacional também repercutia positivamente, alimentando esperanças sobre o andamento na pauta de reformas econômicas.

Às 13h30,(Horário de Brasília) o Ibovespa subia 0,80%, a 118.661,83 pontos. O volume financeiro era de 9,2 bilhões de reais.

“Os candidatos do governo federal ganharam as eleições para as presidências das casas legislativas com votação expressiva, muito próxima de maioria para aprovar emendas constitucionais”, destacou o economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Newton Rosa, em comentário a clientes.

“As indicações são de que o presidente da Câmara dos DeputadosArthur Lira (PP-AL), poderá aprovar algumas reformas estruturais que haviam avançado pouco durante a administração de Rodrigo Maia, como a reforma administrativa”, acrescentou.

No SenadoRodrigo Pacheco (DEM-MG) venceu a disputa pelo comando da casa e prometeu esforço para conduzir pautas de interesse do Poder Executivo, mas ressalvou que exigirá uma atuação independente.

2 – Wall Street sobe

Os índices de ações dos Estados Unidos subiam nesta terça-feira, aproveitando o ímpeto da sessão anterior, com investidores antecipando fortes balanços de Amazon (AMZN) e Alphabet, ao mesmo tempo que buscavam sinais de progresso em um pacote de alívio da pandemia.

Alphabet controladora do Google (GOOGL) e que relatará o custo e o lucro operacional de seu negócio Google Cloud pela primeira vez aumentava 1,8%, enquanto a gigante do varejo Amazon.com Inc tinha alta de 1,6%.

As ações de ambas as empresas, que devem reportar seus números do quarto trimestre após o fechamento do mercado, estavam entre os principais impulsos ao S&P 500.

3 – Ação da Totvs dispara 7%

As ações da Totvs (TOTS3) avançavam cerca de 7% nesta terça-feira, entre as maiores altas do Ibovespa, ajudadas por comentários positivos de analistas do Credit Suisse, que elevaram a recomendação dos papéis para “outperform” e o preço-alvo para 35 reais, de 27 reais anteriormente.

Por volta de 13h15, as ações subiam 7,72%, a R$ 30,55.

“Nossa visão positiva se baseia no fato de que a Totvs está em uma posição forte para alavancar a venda cruzada de vários produtos para sua base de clientes de ERP”, afirmaram Daniel Federle e Felipe Cheng, em relatório a clientes.

“Nesse sentido, ouvimos boas mensagens no LAIC (evento do banco com investidores na semana passada no qual a empresa participou), inclusive de que soluções como a plataforma de folha de pagamento e o painel financeiro estão recebendo um feedback muito bom dos clientes. Vemos ambas as soluções para impulsionar a originação de crédito.”

Sputnik-v
Cientistas disseram que tais resultados significam que o mundo tem mais uma arma eficaz para combater a pandemia mortal (Imagem: REUTERS/Agustin Marcarian)

4 – Vacina russa Sputnik V é 91,6% eficaz

A vacina russa Sputnik V se mostrou 91,6% eficaz na prevenção do desenvolvimento da Covid-19 nas pessoas, de acordo com resultados de seu teste clínico de estágio avançado analisados pela comunidade científica e publicados no jornal médico internacional The Lancet nesta terça-feira.

Cientistas disseram que tais resultados significam que o mundo tem mais uma arma eficaz para combater a pandemia mortal e que justificaram até certo ponto a decisão de Moscou de distribuir a vacina antes de os dados finais terem sido divulgados.

Os resultados, compilados pelo Instituto Gamaleya de Moscou, que desenvolveu e testou a vacina, estão alinhados com dados de eficácia relatados em etapas anteriores do teste, que vem acontecendo na capital russa desde setembro.

5 – Novas variantes do vírus da Covid-19 são fontes de incerteza

As variantes do vírus da Covid-19 são uma fonte de incerteza para o país que ainda precisa ser entendida pelo Banco Central, disse o presidente do BC, Roberto Campos Neto, em declarações gravadas que foram ao ar nesta terça-feira em evento promovido pela publicação The Economist.

Ele frisou que a autoridade monetária precisa de um “cenário sólido” para avaliar em que ponto do ciclo o país está.

“Achamos que a vacinação é a luz no final do túnel, mas temos todas essas novas variantes. Mesmo com a vacinação nós ainda temos esse elemento de incerteza que para o Banco Central é muito importante entender para onde isso vai”, disse Campos Neto na entrevista, em inglês, gravada na última sexta-feira.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
equipe@moneytimes.com.br
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
Quais são os destaques da Agrishow?

A maior feira do Agronegócio do país começou! Acompanhe a cobertura completa do Agro Times

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar