Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

O que está mexendo com os mercados? Veja as principais notícias desta tarde

04/01/2021 - 13:28
Ibovespa Ações Mercados B3SA3
O Ibovespa deve continuar buscando se firmar acima dos 120 mil pontos, favorecido pelo ambiente externo mais otimista (Imagem: B3/Divulgação)

1 – Exterior mantém Ibovespa acima de 120 mil pontos

A bolsa paulista beneficiava-se do apetite a risco global no primeiro pregão de 2020, com o Ibovespa renovando recorde intradia nesta segunda-feira, em meio a expectativas atreladas à recuperação da economia mundial.

Na visão da equipe da  SulAmérica (SULA11) Investimentos, os mercados refletem a antecipação de um quadro de retomada das principais economias em um contexto de estímulos fiscais e monetários sem precedentes e o avanço gradual do processo de vacinação.

Em Wall Street, os futuros acionários também apontavam uma abertura recorde para o S&P 500 (SPX) e o Dow Jones (DJI), ampliando o rali desde o ano passado. Entre as commodities, o petróleo também avançava, assim como o minério de ferro.

No Brasil, “o Ibovespa deve continuar buscando se firmar acima dos 120 mil pontos, favorecido pelo ambiente externo mais otimista, a volta dos estrangeiros e sinais de recuperação econômica doméstica”, avalia a equipe da SulAmérica.

2 – Sinais de esgotamento

O desempenho instável do Ibovespa, nesta manhã de segunda-feira (04), é um sinal de alerta para quem esperava uma arrancada do índice neste primeiro pregão de 2021, após a forte aceleração de dezembro e o estabelecimento de um novo recorde.

O mais preocupante, contudo, é que o que se vê hoje pode não ser circunstancial. Segundo Maurício Camargo, analista gráfico da Ágora Investimentos, o Ibovespa encerrou dezembro com sinais de esgotamento da tendência de alta.

Para Camargo, o fato de o Ibovespa encerrar o ano próximo de seu teto histórico de 119.500 pontos acentua essa suspeita. Por isso, o analista alerta que, nos próximos dias, é possível que o índice recue, com o mercado realizando lucros. Nesse caso, o piso de baixa estaria em 155 mil pontos.

3 – Acionistas da Peugeot aprovam fusão com Fiat

Acionistas da PSA, dona da Peugeot, deram luz verde nesta segunda-feira à fusão com a Fiat Chrysler (FCA), um dos últimos passos para a criação da quarta maior montadora de veículos do mundo.

Em uma assembleia especial de acionistas, o acordo para formar a nova empresa chamada Stellantis foi apoiado pelos principais investidores, incluindo a família Peugeot, a chinesa Dongfeng e o Estado francês, via Bpifrance.

Todos os outros acionistas da PSA apoiaram o negócio em uma segunda reunião realizada online com uma taxa de aprovação de 99,85% entre os votos expressos. Os investidores da FCA devem fazer o mesmo em outra reunião ainda nesta segunda-feira.

A companhia atribuiu o resultado ao “forte desempenho das vendas do e-commerce (1P+3P) que apresentaram evolução de 125,2%”

4 – Via Varejo tem alta de 20,2% em vendas no Natal de 2020

Via Varejo (VVAR3) divulgou nesta segunda-feira alta de 20,2% nas vendas no período de 19 a 25 de dezembro frente ao mesmo período do ano anterior, considerando a métrica de Gross Merchandise Volume (GMV), segundo dados preliminares e não auditados.

Em fato relevante, a companhia atribuiu o resultado ao “forte desempenho das vendas do e-commerce (1P+3P) que apresentaram evolução de 125,2%” ano a ano.

A Via Varejo ainda disse que a participação do vendedor online (‘me chama no Zap’) foi de 24% das vendas do comércio eletrônico no período, de 16% no terceiro trimestre de 2020.

5 – Indústria dos Estados Unidos encerra 2020 na máxima em 6 anos

A atividade industrial dos Estados Unidos acelerou no ritmo mais forte em mais de seis anos em dezembro, ampliando a recuperação que elevou os preços de bens ao maior patamar desde 2011, conforme a pandemia de coronavírus afeta as cadeias de oferta.

O IHS Markit informou que seu PMI final de indústria dos EUA subiu a 57,1 em dezembro, de 56,7 em novembro e preliminar de 56,5. Leitura acima de 50 indica expansão.

O índice terminou 2020 no nível mais alto desde setembro de 2014, com o resultado de dezembro marcando o oitavo mês seguido de melhora, após o índice atingir o patamar mais baixo em mais de uma década em abril, diante das medidas de contenção ao coronavírus.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Renan Dantas - 04/01/2021 - 13:28

Cotações Crypto
Pela Web