O que leva o Ibovespa a desabar 2,84% e perder os 111 mil pontos?

O Ibovespa desabava 2,84%, a 110.827,44 pontos, por volta das 12h49, devolvendo os ganhos dessa semana.
Em Wall Street:
- Nasdaq tinha queda de 1,76%;
- S&P 500 caia 1,74%;
“Mercados estendem tendência de baixa após decisões mais duras das principais autoridades monetárias do mundo”, de acordo com análise da Guide Investimentos, chamando a atenção particularmente para o movimento do Federal Reserve, nos Estados Unidos.
Os bancos centrais “têm elevado o tom no combate à inflação e o custo para isso é de bolsas em queda e uma atividade econômica mais fraca”, afirmaram em nota a clientes.
Números mostraram nesta sexta-feira que a atividade empresarial nos EUA contraiu pelo terceiro mês seguido em setembro, embora em menor ritmo, enquanto, na Europa, dados apontaram provável recessão na zona do euro.
No Brasil, após a recepção positiva à decisão do Banco Central de interromper o ciclo de alta da Selic, as atenções devem se voltar cada vez mais para as eleições, a pouco mais de uma semana do primeiro turno de votação.
O Bradesco BBI calcula uma chance de 70% de uma política fiscal sólida após a eleição presidencial no Brasil, que avalia como benigna para as ações no país. E reiterou sua projeção de 130 mil pontos.
Outro fator é que a Petrobras (PETR4), uma das empresas com maior peso na bolsa, perdia 5,76%, a 30,1 reais, pressionada pelo forte recuo dos preços do petróleo no exterior, com o Brent cedendo 5,27%. No setor, PRIO caía 5,92% e 3R Petroleum (RRRP3) recuava 5,26%.
Com Reuters
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!