Coluna do Market Makers

O que o Preço/Lucro nos diz sobre uma ação

15 ago 2023, 19:28 - atualizado em 15 ago 2023, 19:28

O preço de qualquer ativo – ações inclusive – é a resultante do fluxo de caixa que ele gera no futuro, trazido a valor presente por meio de uma taxa de desconto.

Por definição, quando o preço de qualquer ativo financeiro muda, duas coisas ou ambas têm que ter acontecido: i) ou a perspectiva do fluxo de caixa que a empresa vai gerar no futuro mudou, ii) ou a taxa de desconto mudou, iii) ou uma combinação dos dois.

Apesar de todos sabermos que o valor de uma empresa está nos fluxos de caixa que ela irá gerar no futuro, quem escuta o Market Makers sabe que quando falamos com gestores de ações é o múltiplo Preço/Lucro (P/L) quem domina as discussões sobre a atratividade de um investimento.

Isso acontece porque o P/L – como qualquer outro múltiplo – é um atalho que o investidor usa para entender como o mercado enxerga o comportamento futuro dos fluxos de caixa da empresa.

E convenhamos que é muito mais fácil projetar o lucro dos próximos três anos do que o fluxo de caixa que a empresa vai gerar nos próximos 10 anos até a perpetuidade.

Mas apesar de ser um atalho, o P/L é mais do que uma simples referência de preço.

No clássico Modelo de Dividendos Descontados, ou DDM (Dividend Discount Model), uma empresa retém uma porcentagem fixa “b” de seus lucros atuais “L” e distribui o saldo (1 – b)L para investidores na forma de dividendos. Assume-se que todos os lucros retidos sejam destinados a novos investimentos que ofereçam um retorno igual ao retorno atual da empresa (ROIC ou ROE).

Essas suposições levam a uma taxa de crescimento “g” que se aplica tanto aos lucros quanto aos dividendos. O ‘preço’ da empresa é o valor presente do fluxo projetado de dividendos, descontado a uma taxa de desconto “k”.

Resumindo os dois parágrafos anteriores, o P/L é uma função do:

1) Retorno sobre o capital investido (ROIC) que uma empresa gera em seus investimentos;

2) Lucro que a empresa retém no balanço para poder reinvesti-lo com o mesmo ROIC;

Clique aqui para ler o texto completo!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.